Voo internacional bagagem de mão voos internacionais
Dicas de Viagem

Dúvidas sobre Bagagem de mão? Eu ajudo!

O que posso levar na bagagem de mão voos internacionais?

Está com dúvida sobre o que pode levar na bagagem de mão em voos internacionais ou nacionais, então vou te ajudar. Fique ligado nas dicas abaixo que vou responder todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Primeiro: O que é bagagem de mão?

De forma simples bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar, e vai com você dentro da cabine do avião. Ela deve ser colocada no bagageiro na parte superior da aeronave ou no chão embaixo do acento a sua frente. Fique atento, todos os seus objetos de valor e documentos devem estar com você na bagagem de mão, nunca na bagagem despachada. Pois essa pode ser extraviada ou violada com mais facilidade.

Bagagem de mão Voos Internacionais

Sobre a bagagem de mão em voos internacionais é mais difícil dizer o que pode ser considerado. Pois não existe um consenso entre as companhias aéreas estrangeiras. Então é importante olhar no site da empresa onde comprou a passagem para não levar um susto e ser barrado na hora do check-in, ou prior ainda, na hora de embarcar na aeronave. Mas na grande maioria dos casos você pode levar uma mala com até 8 kg e um assessório de mão. Para evitar problemas quando estou em uma viagem internacional sempre coloco o casaco na hora de fazer o check-in e de embarcar na aeronave.

Para te ajudar ainda mais vou colocar o link direto das principais companhias, caso não encontre a sua basta digitar no Google “bagagem de mão + o nome da empresa aérea”.

Air France / Delta Airlines / TAP Portugal / KLM / Aerolíneas Argentinas / Air Canadá / Air Europa / Alitália / American Airlines

Agora se você vai viajar pela Gol, Latam ou Azul os critérios continuam os mesmos citados abaixo para voos nacionais.

Planilha para Organizar Viagem
Aproveite e baixe agora essa planilha gratuita que eu também uso nas viagens.

Lembre-se de outra coisa, as regras no exterior podem ser bem rígidas, existem companhias aéreas que consideram um casaco maior ou seu travesseiro de viagem um item mão e podem querer te cobrar por isso se não estiver incluso na franquia. Então fique atento quando for comprar a passagem, principalmente se for viajar por uma empresa low cost.

Bagagem de mão voos nacionais

Você poderá levar:

– Uma mala com as medidas máximas de 35 cm x 25 cm x 55 cm (comprimento x largura x altura). Não esqueça que nessa medida deve ser levando em consideração as rodinhas, alças, bolsos e tudo mais. Além disso ele deve ter no máximo 10 kg.

– Um objeto pessoal, que pode ser uma bolsa ou uma mochila, com as medidas máximas de 35 cm x 20 cm x 45 cm (comprimento x largura x altura) quando cheia. Aqui não fala sobre peso máximo, mas não vá carregar as pedras de Ouro Preto para casa.

– Também pode levar um casaco na mão ou o travesseiro de viagem.

bagagem de mão voo nacional

Isso é valido para as companhias Gol, Latam e Azul que fizeram um acordo em 2019 e padronizaram estes dados para os seus voos.

O que eu posso levar na bagagem de mão?

Na bagagem de mão não é permitido levar nada que coloque em risco a segurança do voo ou das outras pessoas que estão na aeronave. É claro que você pode discordar ou não entender o porquê de não poder embarcar com algumas coisas, mas deve respeitar essas regras sobre o risco de perder o objeto.

Então vamos lá, o passageiro não pode levar na bagagem de mão spray de pimenta, armas de fogo de qualquer tipo mesmo que sejam réplicas ou armas de brinquedo, isqueiros, ferramentas pesadas de mão de obra, líquidos inflamáveis, explosivos, alvejantes com cloro, ácidos, venenos. Além de objetos cortantes como tesouras, facas, canivetes e outros objetos cortantes similares. Caso você tenha alguma dúvida específica sobre um objeto, consulte a companhia aérea por e-mail para ter uma resposta por escrito.

Isso vale tanto para voos nacionais como internacionais, contudo na questão de líquidos e alimentos a uma grande diferença e vou explicar te abaixo.

Ebook como fazer Stopover
Baixe esse e-book gratuito onde te ensino como fazer um stopover.

Líquidos: Bagagem de mão voos nacionais

O passageiro pode levar na bagagem de mão líquidos em geral como perfume, esmalte, gel para cabelo, pasta de dente, creme hidratante, desodorante roll on e outros. Nos voos dentro do Brasil não existe restrição, então pode levar o quanto desejar desses produtos, desde que dentro do peso e volume definidos para a bagagem.

Porém existem algumas restrições, consultando no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o embarque com aerossóis e atomizadores (como spray de tinta ou laque) na bagagem de mão é proibido, exceto se forem de uso pessoal ou médico como remédio para rinite ou asma, desodorantes, espuma de barbear e perfumes. Entretanto fique atento, mesmo nesses casos para os sprays de uso pessoal, eles somente podem ser embarcados na bagagem de mão com quantidade de no máximo 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deve ter o limite de 300ml ou 300g.

A maioria das companhias aéreas costumam abrir exceções para medicamentos, alimentos infantis, entre outros, mas por precaução é melhor consultar a companhia aérea responsável pelo voo por escrito para ter mais detalhes.

Líquidos: Bagagem de mão voos internacionais

Em voos internacionais as regras são mais rígidas, todos os líquidos, inclusive pasta, gel, creme, aerossol e similares devem estar acondicionados em frascos com capacidade máxima de 100 ml. Em alguns lugares eles exigem que no frasco esteja escrito a capacidade, então observe isso no momento da compra. Além disso, devem ser acondicionados numa embalagem plástica transparente, que deve ser fechada como um saquinho zip lock, não excedendo as dimensões de 20 cm x 20 cm.

Liquidos bagagem de mão Voos internacionais

Outro detalhe é que líquidos em recipientes maiores de 100 ml não podem ser levados, mesmo se o frasco não estiver cheio. A fiscalização é rígida e se você desobedecer vai perder o frasco e o conteúdo. Já vi isso acontecer muito nas minhas viagens e aconteceu comigo também com um achocolatado que estava levando para o meu filho.

Além disso os recipientes devem estar acondicionados com certa folga dentro da embalagem plástica transparente e não podem ser mais de 10 frascos somando o total de 1 litro. Não esqueça de retirar essa embalagem plástica transparente com os frascos dentro na hora de passar pelo raio-x.

Cuidado, pois essas restrições também se aplicam ao viajante que apesar de realizar um voo dentro do Brasil, tenha seu embarque feito no local destinado a embarque internacional. Porém a companhia aérea tem que informar esse detalhe ao passageiro na hora do check-in.

Bebidas alcoólicas na bagagem de mão

Atenção nesse ponto, pois novamente existem algumas diferenças entre os voos nacionais e os internacionais.

Em voos dentro do Brasil, o passageiro pode levar no máximo cinco garrafas de bebida alcoólica que tenham teor alcoólico entre 24% e 70%, porque acima desse teor é estritamente proibido. As garrafas precisam ter até 1 litro de capacidade e não existe restrição de quantidade para bebidas com teor alcoólico inferior a 24%, contudo as garrafas devem ter até um litro cada.

Para os voos internacionais as regras mudam, na maioria dos destinos bebidas alcoólicas só podem ser compradas no duty-free que fica antes do embarque e nesses casos ela deve estar em uma sacola ou embalagem plástica lacrada e você deve portar o recibo de compra.

Minhas dicas para trazer bebidas na mala despachada

Como expliquei anteriormente trazer bebidas na bagagem de mão voos internacionais é um pouco complicado. Então se você comprar a bebida em um supermercado ou loja especializado durante os passeios no seu destino, deve colocar na mala que será despachada. Já fiz isso algumas vezes e vou deixar umas dicas que uso para tentar evitar que a garrafa se quebre dentro da mala causando uma enorme bagunça. Você pode achar que não precisa ter muito cuidado, mas lembre-se que no aeroporto sua mala é jogada de um lado para o outro com pouco ou nenhum cuidado, então eu prestaria atenção nessas dicas.

– Primeira dica: nunca deixe a garrafa encostada em um dos cantos da mala.

– Segunda dica: coloque a garrafa dentro de um saco plástico mais resistente. Se você já vai com a intenção de comprar bebidas, talvez seja melhor já levar algumas.

– Terceira dica: use suas roupas para enrolar cada garrafa individualmente.

– Quarta dica: faça camadas na sua mala. Primeiro uma camada de roupas, depois uma camada com as bebidas já dentro do saco e com roupas em volta, a seguir outra camada de roupas, e assim até encher a mala ou acabar as bebidas.

Bebida 2 bagagem de mao voos internacionais
Fonte: www.hominilupulo.com.br
Bebida bagagem de mao voos internacionais
Fonte: www.hominilupulo.com.br

Fazendo dessa forma nunca tive problema, agora não esqueça que as bebidas aumentam muito o peso da mala, então não se emocione nas compras.

Remédios na bagagem de mão voos internacionais e nacionais

Em voos nacionais é permitido levar remédio na sua embalagem original sem maiores problemas. Porém se você toma medicamentos controlados ou contínuos e não pode ficar sem de forma nenhuma, talvez seja interessante ter uma prescrição médica. Não conheço casos no Brasil onde pessoas tiveram problemas com isso, porém prefiro ser prevenido. Imagina que você vai ficar 15 ou 20 dias em algum lugar e precisa levar uma quantidade maior de remédios, isso pode levantar alguma suspeita e te causar perguntas desnecessárias por parte de um agente no aeroporto.

Já em voos internacionais, como as leis sanitárias são diferentes em cada país, é importante levar a prescrição médica para todo tipo de medicamento, mas principalmente os de uso continuo ou controlado. Nesse último caso é importante levar também uma versão em inglês da receita assinada pelo médico e se possível o cupom fiscal da compra. Se o medicamento for liquido e o recipiente tiver mais que 100 ml eu aconselho fortemente a comprar um frasco menor, mesmo que seja mais caro. Se não existir pedir para o médico colocar isso na prescrição médica.

Como eu faço para levar medicamentos na bagagem de mão voos internacionais e nacionais

Agora vou te contar o que faço e nunca tive problema. Mas primeiro queria dizer que eu, meu filho e esposa não usamos medicamentos de uso continuo ou controlado. Se esse fosse o caso com certeza levaria a receita médica. Mas para os outros medicamentos comuns que eu sempre levo como para febre, dor muscular, cólica, dor de cabeça, antialérgico e antiácido eu levo um pedaço da cartela original recortada ou uma cartela menor que vende no balcão da farmácia com 3 ou 5 comprimidos na bagagem de mão (nunca retire qualquer medicamento da embalagem original).

Deixo eles em uma pequena bolsa separada e retiro da mala quando vou passar no raio-x. O restante deixo na bagagem que será despachada. Faço isso porque como uma viagem internacional pode ser muito longa, posso precisar deles ainda no avião. Além disso, a bagagem despachada corre o risco de ser extraviada e se todo medicamento estiver lá posso ficar sem depois.

Voo internacional tranquilo

Últimas dicas para uma viagem tranquila

Você pode levar sua chapinha ou secador de cabelo na bagagem de mão.

Não demore muito para embarcar na aeronave, pois se o espaço para bagagem ficar cheio você terá que despachar sua bagagem de mão. Isso não terá custo, mas pode atrasar a chegada da sua mala ao destino. Se tiver algum objeto de valor como joias, notebook ou outros eu aconselho retirar da bagagem antes de entregar para ser despachada.

– Só para reforçar, leve os objetos de valor e eletrônicos caros na bagagem de mão.

Se for muito, muito necessário despachar objetos de valor, declare esses bens durante o check-in. Para fazer isso, solicite um formulário a companhia aérea, que será responsável pelos bens declarados. Porém esse tipo de serviço não é gratuito, você deve pagar uma taxa no ato da confirmação dos bens. Para saber os valores corretos o site da companhia aérea.

– Dica mais importante de todas: nunca, de forma nenhuma, em nenhum caso, nem com a história mais triste que você já ouviu na vida, transporte a bagagem de outra pessoa ou leve qualquer coisa que não seja sua. Pessoas inventam de tudo para tentar enganar os outros. Se alguém começar a te contar uma história ou qualquer outro tipo de conversa peça para ela procurar a Polícia Federal ou a ANAC no aeroporto. Se aquilo for verdadeiro eles conseguiram um jeito de ajudar aquela pessoa.

Conheça Curso De Malas para o Mundo
Conheça o curso e assista a uma aula gratuita!

E por último, se ainda tiver alguma dúvida sobre bagagem de mão, você pode deixar nos comentários abaixo que terei o prazer de te ajudar. Além disso pode contatar a ANAC pelo site www.anac.gov.br ou na central de atendimento ligando 163, o atendimento é das 8 às 20h. Também tem a opção de entrar em contato direto com a companhia aérea responsável pelo voo.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *