Chip Internacional Capa
Dicas de Viagem

Chip Internacional: Como funciona e preços!

Se viajar pelo o mundo é o seu sonho, saiba que ter um chip internacional é algo indispensável para alcançar esse objetivo de forma mais tranquila e segura. Isso porque o chip é importante para te manter conectado em qualquer lugar.

Contudo, escolher o chip ideal dentre tantas opções que existem pode ser difícil. Por isso, neste artigo eu trouxe algumas dicas para você escolher a melhor opção para sua viagem, considerando as vantagens e desvantagens dos chips mais comuns do mercado.

O que é chip de viagem?

O chip de viagem é o mesmo que o chip para viagem internacional. Embora ele exista para ser usado em qualquer país, você também pode utilizá-lo em viagens nacionais. Porém não aconselho que faça isso.

Ele é igual a um chip comum usado no seu smartphone no Brasil para fazer ligações, envio de SMS e para acessar a internet. A diferença está em você poder estar em qualquer lugar do mundo para usar os dados móveis por um preço justo.

Mas é importante destacar que na maioria dos casos esse chip não permite enviar SMS ou realizar ligações utilizando um número de celular, como ocorre com os chips que usamos no Brasil. O chip internacional possibilita apenas acessar a internet em qualquer país. O que atualmente te dá a possibilidade de fazer praticamente tudo.

Na verdade, há chips internacionais que possuem planos que possibilitam realizar ligações, mas saiba que esses planos são bem mais caros e funcionam apenas para determinadas regiões, não para o mundo todo como a internet móvel.

Mesmo assim esse chip de acesso à internet é muito vantajoso, pois com ele você poderá realizar chamadas e mandar mensagens através do WhatsApp, poderá acessar as redes sociais, usar o GPS, pedir comida, Uber, entre outras funcionalidades importantes e que podem te ajudar em um momento difícil ou quando deseja mudar seu roteiro.

Minha experiência

Isso aconteceu comigo em uma das viagens a Paris. Meu roteiro era passar a parte da manhã e uma parte da tarde no Palácio de Versalhes e depois voltar a Paris para subir na torre da Catedral de Notre-Dame.

Paris Torre Eiffel
Paris – Torre Eiffel – Fonte: De Malas para o Mundo

Porém atrasamos um pouco e quando chegamos lá já estava fechado. Então peguei o celular e foi procurar lugares próximos onde poderíamos fazer um passeio para cobrir o horário que estava vago.

Outra coisa que costumo fazer é procurar o preço de alguma coisa que decido comprar na hora durante a viagem para saber se está valendo a pena ou posso deixar para comprar no Brasil mesmo. Esses foram apenas dois exemplos, mas ter internet durante a viagem já me ajudou muito em outras situações.

Leia também: Aplicativos para viajar! Os 25 melhores.

Como funciona um chip internacional?

O chip de celular internacional é o mesmo que um chip comum usado no Brasil em aparelhos celulares. Contudo ele é importante porque é muito difícil usar o chip de uma operadora nacional em sua viagem no exterior. Ou se conseguir usar os valores cobrados normalmente são absurdos. Cheguei a olhar na minha última viagem a Europa, mas não vale nem um pouco a pena.

Mas por que usar um chip internacional se o hotel tem wi-fi?

Se você pensou nisso, é importante saber algumas coisas. Primeiro, nem sempre você terá wi-fi disponível para usar no hotel durante sua viagem. Isso porque mesmo que o hotel tenha wi-fi, algumas vezes ele é cobrado a parte, então olhe isso antes de reservar. Outro detalhe é que o sinal no seu quarto pode ser ruim. Isso já aconteceu comigo e até cheguei a reclamar, mas eles não iriam comprar um modem apenas porque no meu quarto o sinal era ruim.

 E segundo, se você precisar acessar a internet ao longo do seu passeio, para olhar no GPS, ver atrações por perto, descobrir um bom restaurante ou um barato, chamar um uber, ou qualquer outra coisa assim precisará de um chip de celular multipaíses.

Basicamente, um chip de internet internacional tem o potencial de manter você conectado em qualquer região do mundo. Por isso, é uma boa opção para quem viaja muito ou deseja apenas passar uns dias no exterior.

Kit completo planejamento viagem2
O Melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

É necessário comprar chip internacional para viajar?

Hoje em dia ter conexão com a internet não é mais um “luxo” e sim uma necessidade. Porque como disse, é através dela que será possível atualizar suas redes sociais, conversar por WhatsApp, pedir Uber, comida, acessar conta bancária, usar GPS e muitas outras coisas úteis ao longo da viagem.

Além disso, se você estiver em uma situação de emergência, dá para utilizar a internet para se comunicar. Por isso, na minha opinião é indispensável ter um chip internacional para viajar. Portanto, há muitas situações desconfortáveis e até perigosas que você pode evitar ao utilizar um chip internacional.

Leia também: Como comprar passagem aérea barata. As 12 melhores dicas!

Quais as vantagens de utilizar um chip internacional?

Existem muitas vantagens em adquirir seu chip para viagem internacional. A primeira delas é a facilidade para compra-lo. Você pode fazer isso aqui no Brasil mesmo, pela internet.

Mas a principal vantagem pra mim, é que ao comprar um chip para usar no exterior, dependendo do plano contratado, você poderá usar esse chip em vários países, sem precisar comprar um novo chip e contratar outro plano de internet. Dessa forma você não terá que ficar procurando por wi-fi o tempo todo.

Outra vantagem é que o chip internacional é pré-pago, então você não terá surpresas. Você escolhe quanto deseja pagar pela internet, sem surpresas no final do mês ou na fatura do cartão de crédito.

Além disso, ao adquirir um chip como esse, você tem certeza que terá um bom sinal de internet ao longo de todo o território coberto pela operadora e poderá ainda ter suporte profissional em caso de problemas técnicos.

Por fim, outra vantagem muito legal, é que com esse chip você pode manter o aplicativo do WhatsApp que já está cadastrado em seu celular. Isso significa que você poderá falar com sua família e amigos de forma fácil. Porque ter que criar outra conta que ninguém conhece e depois ter que fazer backup das conversas vai te dar muito trabalho desnecessário e perda de tempo.

Existem desvantagens em usar um chip internacional?

Sempre existem vantagens e desvantagens em tudo na vida, contudo a principal desvantagem desse chip pode ser o preço para usá-lo. Isso porque a maioria das empresas estipulam o valor do serviço em dólar ou euro, o que pode ser mais caro para nós brasileiros. Entretanto, mesmo assim ainda fica mais barato que usar o chip da sua operadora aqui do Brasil lá fora.

Converter real para essas duas moedas é algo bem desfavorável, mas é importante lembrar que o serviço é pré-pago, então você sabe exatamente quanto vai gastar e pode encaixar isso no seu orçamento.

Chip de viagem Internacional

Como escolher o chip internacional ideal para sua viagem?

Hoje em dia existem muitas empresas que oferecem chip internacional. Por isso, é preciso ter muita atenção na hora de escolher a opção ideal para sua viagem.

É importante avaliar a cobertura do chip, ainda mais se você pretende viajar por vários países. Também é fundamental avaliar a velocidade da internet e a quantidade de dados que você irá contratar e saber se a operadora em questão oferece suporte em português.

Outro ponto muito importante ao escolher o chip certo para sua viagem é saber quantos megabits ou gigabits de dados você pretende para usar. Dependendo da operadora escolhida, saiba que é possível conseguir planos de internet ilimitada para usar em sua viagem.

Nas minhas viagens eu sempre compro planos pequenos, porque lá fora, principalmente nas capitais ou cidades maiores a maioria dos restaurantes, cafés e lanchonetes tem wi-fi. Então eu deixo para transferir ou postar fotos e fazer outras coisas que gastam mais dados quando vou almoçar ou lanchar. E uso minha internet para conversas de texto, áudios ou quando é um momento de necessidade que não posso esperar.

Além disso, você deve considerar se pretende usar o mesmo chip em sua próxima viagem ou se irá comprar um novo chip quando for viajar novamente. Isso porque alguns chips são recarregáveis. Sendo assim, é mais fácil renovar o seu pacote de internet dessa forma.

Leia também: Como tirar o passaporte pela primeira vez. Atualizado!

Quanto custa um chip para viagem internacional?

Agora que você já sabe da importância de ter um chip para sua viagem no exterior, você provavelmente quer saber quanto custa esse chip internacional, certo?

Então vamos lá, o custo de um chip de viagem varia de acordo com os serviços contratados, de quantos países ele irá funcionar e do tempo de contrato. Todas essas variáveis determinam o preço de um chip, que pode ser comprado no país de destino direto no aeroporto ou ainda aqui no Brasil.

Para usar um chip como esse nos Estados Unidos, por exemplo, você poderá pagar a partir de US$ 12,00 nos planos mais baratos. Já os planos mais caros podem custar até US$ 115,00. Lembrando que esses são valores aproximados viajante, só para você ter uma ideia.

No continente europeu, você poderá encontrar planos simples que custam 15 euros e planos completos que podem custar até 80 euros. Por isso, o ideal é que você considere a sua necessidade e escolha a opção que mais cabe no seu orçamento.

Chip Internacional

Onde comprar um chip internacional?

Existem muitas formas de comprar seu chip de viagem internacional. Como disse, tem a opção de comprar durante a sua viagem no aeroporto de destino e também a possibilidade de comprar ainda no Brasil, tanto pela internet ou em lojas de operadoras que oferecem esse serviço.

Empresas como O Meu Chip, Easysim4u e Viaje Conectado (chip Yes), possuem diversas opções de planos para usar internet e até fazer ligações. Todas elas vendem chips internacionais pela internet, o que facilita muito para você que irá viajar para o exterior.

Também é válido mencionar que comprar com antecedência é quase sempre a melhor opção. Isso porque você tem a possibilidade de configurar seu chip corretamente e testar o serviço antes de cair na estrada.

Eu disse quase sempre porque em uma das minhas viagens pela Europa, quando cheguei no aeroporto tinha uma operadora, não lembro o nome agora, com uma superpromoção que era metade do preço que tinha pago aqui no Brasil. Mas não dá para contar com essa sorte toda vez, então eu prefiro já sair do país com o chip em mãos. Ou melhor dizendo, no celular.

Como comprar um chip pela internet?

Para adquirir o seu chip internacional pela internet é muito fácil, é exatamente como comprar qualquer outra coisa. Você escolhe a empresa que preferir, seleciona o plano de acordo com as suas necessidades e realiza sua compra.

Existem muitas empresas que vendem chips internacionais pela internet. Veja a seguir algumas mais conhecidas:

Empresas como a Tim, Claro e Vivo também possuem planos de internet para usar no exterior, mas pela minha experiência não vale a pena. Mas não custa procurar saber e ver se no seu caso consegue um plano interessante.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

Como comprar um chip durante a viagem?

Se você optou por comprar seu chip durante a viagem, saiba que você pode adquirir esse serviço nos aeroportos e também em lojas especializadas no destino da sua viagem. Alguns hotéis também vendem o chip e pode perguntar quando chegar lá, mas acho que é melhor comprar direto no aeroporto.

A maioria dos países possuem lojas que vendem chip internacional nas principais cidades turísticas. Por isso, não será difícil encontrar um chip para usar.

Contudo, é importante considerar que o suporte não será em português, como ocorre com o chip adquirido aqui no Brasil. Também é válido lembrar que você terá que configurá-lo na viagem, então poderá perder alguns minutos ou ter algum imprevisto fazendo isso.

Leia também: Dúvidas na primeira viagem de avião? Vem comigo que eu te ajudo!

Como usar o chip internacional no smartphone?

Saiba que é muito fácil usar seu chip multipaíses. Você pode utilizá-lo em celulares que possuem entrada para apenas um chip ou smartphone com entrada para dois chips. Em todo caso, a configuração é bem simples.

Se comprar o chip no Brasil, precisará apenas inserir o chip no celular assim que desembarcar no destino da sua viagem. Não é preciso fazer nada mais que isso, seu chip já estará funcionando.

Agora se você pretende viajar para a Europa, é indicado colocar o chip antes mesmo de embarcar no voo. Nesse caso, insira o chip ainda no Brasil, pois ele pode demorar até duas horas para que a configuração seja feita. Então é melhor se antecipar para chegar na Europa com seu chip funcionando.

Você já conhecia o chip internacional? Conte nos comentários sua experiência com esse chip!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.