Como tirar o passaporte pela primeira vez
Dicas de Viagem,  Visto

Como tirar o passaporte pela primeira vez 2020.

Lembro de quando fui tirar meu passaporte pela primeira vez. Na época era um pouco diferente, então li o site da Policia Federal várias vezes e imprimi um monte de coisas para não esquecer nada. Entretanto agora está um pouco mais fácil, e vou te mostrar tudo.

Mas primeiro a pergunta, porque o passaporte é tão importante? Ele é a sua porta de entrada para as viagens internacionais, o básico para praticamente qualquer destino. É por meio dele que você poderá começar a realizar todas as etapas necessárias para visitar um novo país. Portanto, nem preciso mencionar o quanto ele é importante.

Sendo assim, se você está procurando por um passo a passo simples e completo de como tirar o passaporte pela primeira vez, está no lugar certo.

Porque nesse artigo vou te ensinar como tirar o passaporte e você não vai ficar com medo nem ter que contratar ninguém para te ajudar.

E aproveitando, esse é o site para tirar o passaporte: Site da Polícia Federal

O que é o passaporte?

Passaporte é um documento pessoal de identidade emitido pelo governo de um país. Ele tem como objetivo identificar e permitir o livre trânsito dessas pessoas em países onde são admitidas. Portanto, esse documento segue rígidas normas internacionais. Assim as autoridades estrangeiras certificam a identidade de um visitante. O passaporte também é importante para confirmar suas informações de acesso ao país como o visto.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

O que precisa para tirar o passaporte pela primeira vez?

Antes de começarmos o passo a passo para tirar passaporte pela primeira vez, é importante saber o que precisa para tirar o passaporte. Então os documentos básicos solicitados estão abaixo:

  • CPF;
  • Documento de identidade oficial com foto atualizado (principais , carteira de identidade, CNH, carteira de classe como OAB, Crea e outras);
  • Certidão de Casamento (se for o seu caso);
  • Estar em dia com a justiça eleitoral (consulte nesse link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
  • Estar em dia com o Serviço Militar (para pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos);
  • Certificado de Naturalização (caso esteja enquadrado nessa situação).

Fique atento pois você deve possuir um documento de identidade recente (de preferencia emitido a no máximo 5 anos). Além disso, deve estar em bom estado de conservação, sendo possível identificar todos os números e letras no documento.

Outro detalhe é que só são aceitos documentos originais. Copias, mesmo que autenticadas em cartório, não serão aceiras para tirar o passaporte.

Outros documentos podem ser solicitados dependendo da sua situação ou na hora do atendimento caso eles determinem isso. Contudo, na maioria dos casos isso é suficiente.

Leia também: Dúvidas na primeira viagem de avião? Eu ajudo!

Como tirar o passaporte pela primeira vez?

Embora existam algumas etapas, tirar o passaporte pela primeira vez não é nada difícil. E de forma nenhuma você precisa pagar alguém para fazer isso. Esse documento de grande importância para as viagens internacionais, atualmente emitido através da Polícia Federal. Por isso, para tirar o passaporte, você terá que comparecer em um dos postos de atendimento da PF.

Basicamente, todo o processo consiste nas seguintes etapas:

  • reunir documentos
  • preencher o formulário
  • pagar a taxa
  • agendar atendimento
  • apresentar documentos
  • coletar digitais
  • e retirar o passaporte

Sendo assim, confira a seguir todas essas etapas em detalhes com as informações que você precisará para tirar o passaporte.

Como tirar o passaporte pela primeira vez Documentos
Para consultar o original clique aqui.

1. Reunindo a documentação para a solicitação do passaporte

O primeiro passo é reunir todos os documentos que você precisará para emitir seu passaporte. Contudo, como mencionado anteriormente, é necessário ficar atento nessa parte.

Importante: antigamente era necessário apresentar comprovante de serviço militar, título de eleitor e comprovante da última votação. Mas, não é mais necessário apresentar esses itens. Pois essa consulta é feira na hora da apresentação dos documentos. No entanto, sua situação deve estar regular tanto na Justiça Eleitoral quanto no Serviço Militar para solicitar o passaporte.

Etapas para o Passaporte 2
Para consultar o original clique aqui.

2. Preenchendo a solicitação do seu primeiro passaporte

Com os documentos em mãos, você terá que preencher um formulário no site da Polícia Federal. Preencha todos os dados solicitados com cuidado, e respeite exatamente o que foi pedido.

Caso tenha dúvida quanto ao preenchimento, basta clicar no ponto de interrogação (como mostro abaixo) em alguns campos. Dessa forma terá uma explicação mais detalhada do que é necessário escrever ali.

Como tirar o passaporte pela primeira vez Formulário
Fonte: Site da Polícia Federal

Após completar o formulário, será gerado automaticamente um protocolo e um boleto GRU (Guia de Recolhimento da União).

3. Pagando a taxa de emissão do passaporte

A taxa de emissão, também chamada de GRU, deve ser paga em qualquer banco, lotérica ou ainda pela internet por meio do internet banking. O valor da taxa pode mudar a qualquer momento, mas atualmente é de R$ 257,25.

Lia também: Como tirar o Visto Americano. Tutorial completo!

4. Agendando o atendimento na Polícia Federal

Com o boleto pago, aguarde entre 1 ou 3 dias úteis para agendar o atendimento. Passado esse período, entre no site da Polícia Federal novamente e faça o agendamento do atendimento.

Como tirar o passaporte pela primeira vez Agendamento 1
Fonte: Site da polícia Federal

5. Indo ao posto da PF para tirar o passaporte pela primeira vez

No dia e hora marcada, compareça ao posto da PF onde foi realizado o agendamento. Leve os documentos necessários, o comprovante de pagamento da GRU e o de agendamento para facilitar o atendimento.

Para crianças com menos de 3 anos, é obrigatótio levar uma fotografia facial com tamanho 5 x7, sem data, colorida e com fundo branco. Já para os demais casos não existe essa necessidade, pois eles tiram uma foto na própria PF.

6. Consultando o andamento do pedido

Depois de ir até o posto da Polícia Federal pela primeira vez, você terá que aguardar pela emissão do seu passaporte. Geralmente, o prazo costuma ser curto, mas é importante consultar no posto da PF o prazo correto, pois pode variar.

Como tirar o passaporte pela primeira vez Consulta
Fonte: Site da Polícia Federal

Contudo, você também pode realizar a consulta do passaporte através do site da Polícia Federal. Basta inserir o protocolo e o CPF para saber se já está pronto.

Leia também: Como juntar dinheiro para viajar? Aprenda hoje!

7. Retirando seu primeiro passaporte

Depois de verificar que seu documento está pronto, basta ir ao posto da Polícia Federal novamente. Não esqueça de levar o mesmo documento de identidade para fazer a retirada do passaporte.

Fique atento, pois em alguns locais também é necessário o agendamento para buscar o passaporte.

Resumo das etapas
Resumo de todas as etapas – Fonte: Site da Polícia Federal

Lembrando que há um prazo de 90 dias, após ele ficar pronto, para que o documento seja retirado. Depois deste prazo, o passaporte é destruído e você tem que fazer todo o processo novamente. Incluindo o pagamento da taxa de R$ 257,25.

Viu só como tirar o passaporte pela primeira vez é algo fácil? Basta seguir todas essas etapas que você também conseguirá emitir o seu passaporte.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *