Dicas de Viagem

O que fazer em Lisboa 2020. 21 Melhores dicas.

O que fazer em Lisboa? Essa é uma pergunta difícil de responder assim de cara pois a cidade é enorme e tem atrações espalhadas em cada bairro ou região.

Mas antes de começar a falar sobre as atrações vou contar um pouco da minha opinião sobre a cidade.

Lisboa foi uma das grandes surpresas na minha primeira viagem internacional. Apesar de ter comprado a passagem para Portugal, esse não era meu principal objetivo.

Isso porque nessa viagem eu também passei por Madri, Paris e Londres. E estava muito mais animado para aproveitar os outros destinos mais “badalados”.

Contudo conhecer Lisboa foi um dos pontos altos em toda a viagem. Passear pelas ruas, ver os monumentos ligados ao nosso descobrimento, provar as receitas originais de diversos pratos conhecidos no Brasil, tudo foi maravilhoso.

Por isso posso dizer que fiquei com um gostinho doce na boca e uma vontade de voltar mais vezes.

E isso não é uma opinião isolada, em 2019 Portugal venceu um prêmio internacional, o World Travel Awards pela terceira vez consecutiva.

A premiação que começou em 1993 conta com voto popular e de especialistas. Então se você deseja fazer uma viagem internacional e tem medo porque não sabe falar inglês, esse é um ótimo destino.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

O que fazer em Lisboa: como é a cidade

Como disse anteriormente Lisboa é enorme e muitas atrações ficam distantes umas das outras. Por isso separei elas por regiões.

Dessa forma você pode ir selecionando as que mais deseja conhecer por região, o que vai facilitar muito na hora de fazer o roteiro.

O transporte público na cidade é bem organizado, entretanto a malha do metrô não é tão grande como em outras capitais europeias. Mesmo assim é possível se deslocar bastante por esse transporte, e se necessário pegar um ônibus, Uber ou melhor ainda, um elétrico (como é chamado o bonde em Portugal), para se sentir um verdadeiro lusitano.

Vista Castelo de São Jorge noite
Vista do Castelo de São Jorge – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

E que tal fazer um bate e volta em Madrid durante a sua visita a Lisboa?

Então leia também: O que fazer em Madrid? Diversas atrações.

O que fazer em Lisboa: Atrações

Dito isso, vamos começar a falar sobre as atrações. Nesse artigo vou descrever um pouco sobre algumas delas listadas abaixo.

  1. Andar pelas ruas de Lisboa
  2. Eléctrico 28
  3. Castelo de São Jorge
  4. Elevador de Santa Justa
  5. Rua Augusta
  6. Praça do Comércio
  7. Praça Luís de Camões
  8. Panteão Nacional
  9. Igreja de São Vicente de Fora
  10. Miradouros de Santa Luzia e Senhora do Monte
  11. Mosteiro dos Jerónimos
  12. Planetário Calouste Gulbenkian
  13. Pastéis de Belém
  14. Centro Cultural de Belém
  15. Jardim da Praça do Império
  16. Padrão dos Descobrimentos
  17. Torre de Belém
  18. Gare do Oriente
  19. Pavilhão do Conhecimento
  20. Oceanário
  21. Teleférico

O que fazer em Lisboa: Centro

1. As ruas de Lisboa

Essa não é formalmente uma atração, mas é algo em que vale apena gastar algumas horas da sua viagem.

Não deixe de aproveitar para caminhar no centro. Você não tem ideia quantas experiências interessantes pode encontrar apenas caminhando pelas ruas.

Isso é uma coisa que nenhum roteiro pode prever, e é o que torna a sua única. Encontrar um artista de rua, uma carrocinha vendendo castanhas assadas, ver um restaurante surpreendente ou encontrar as minhas prediletas em Portugal, as padarias.

Nem vou falar muito sobre o assunto para não tirar a surpresa, mas fiquei encantado com a qualidade delas.

2. Elétrico 28

Essa é a linha de bonde mais conhecida da cidade, ela faz um grande percurso pelo centro subindo algumas ladeiras que deixariam qualquer perna meio desanimada. Eu aproveitei o passeio para ver algumas atrações, inclusive a próxima.

3. Castelo de São Jorge

Eu gostei bastante dessa atração. Minha dica aqui é ir de tarde e ficar para apreciar o pôr do sol, já que ele fica em uma área mais alta da cidade.

E chegando lá tivemos uma surpresa, estava tenho uma apresentação de falcoaria. Pode não parecer muito interessante a primeira vista e se tivesse lido algo sobre o assunto talvez não colocaria no roteiro, mas se tiver a oportunidade de conciliar as duas coisas vai ser muito interessante, principalmente se tiver crianças com você.

Lisboa Castelo de São Jorge noite
Castelo de São Jorge – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

Ver aquelas aves enormes, bem cuidadas, lindas e também haviam corujas e águias no dia que foi. Se eu não me engano isso acontece aos domingos, mas é bom verificar porque no local também tem outras atrações.

4. Elevador Santa Justa

Essa é uma atração bem conhecida na cidade, e realmente é bonito, com um estilo neo-gótico muito utilizado pelos arquitetos quando foi construído em 1902. E uma curiosidade é que ele funciona da mesma forma a mais de cem anos.

Porém acredito que só vale a visita se estiver com tempo sobrando e quiser aproveitar para tirar umas fotos.

Leia também: Dúvidas na primeira viagem de avião? Eu ajudo.

5 e 6. Rua Augusta e Praça do Comercio

Essa é uma das principais ruas de Lisboa, nela você vai encontrar um comercio diversificado com lojas de grandes marcas internacionais, restaurantes e lanchonetes voltadas para turistas.

Ela é um calçadão, então terá liberdade par caminhar de forma tranquila e descontraída, sem se preocupar com a transito até chegar a sua próxima atração, a Praça do Comércio.

Aqui você vai encontrar uma das maiores praças da Europa e fica a beira do Rio Tejo.

No local existe uma estátua de Dom José I, imponente em seu cavalo. A Praça é cercada por lindos edifícios e sua entrada é ornada com o Arco Triunfal localizado no final da Rua Augusta. Sem dúvidas esse é um dos cartões postais mais visitados de Portugal.

Eu cheguei a praça num final de tarde e aproveitei para sentar em um restaurante e tomar uma cerveja (quem preferir pode tomar um vinho), e assistir ao pôr do sol que estava lindo naquele dia.

Como é muito conhecido o local é cheio de turistas tirando fotos para todo o lado, mas mesmo assim deu para aproveitar bastante.

Lisboa Praça do Comércio
Praça do Comércio – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

7. Praça Luís de Camões

Localizada no Chiado ela é cercada de outros pontos famosos do bairro como o Café à Brasileira, muito visitado pelo poeta Fernando Pessoa, tanto que até existe uma estátua dele logo em frente. Esse é um ótimo local para tirar umas fotos e aproveitar para descansar.

Você também encontra a ancestral Livraria Bertrand, que funciona desde 1732 e os Armazéns do Chiado.

8. Panteão Nacional

Essa é uma Igreja barroca do século XVII que foi transformada em um Panteão devido ao número de português famosos que fazem desse local seu mausoléu.

A entrada é paga e não é um lugar que eu voltaria novamente, não que seja ruim ou feio, mas uma visita já é o suficiente.

Na minha opinião se tiver com tempo sobrando no roteiro e passar pela região vale uma breve visita, senão melhor aproveitar em outros locais.

9. Igreja São Vicente de Fora

Essa igreja é uma homenagem ao padroeiro da cidade de Lisboa e no local são celebrados cultos normalmente. Quem tiver interesse pode procurar no site da Igreja São Vicente e participar da missa.

A igreja é linda e repleta de arte. Ao seu lado tem um mosteiro e no seu interior vários túmulos de monarcas da dinastia Bragança de Portugal.

10. Miradouros de Santa Luzia e Senhora do Monte

Lisboa é uma cidade com uma geografia complicada, construída em uma região com muitos morros. Isso é ruim para andar de vez em quando, porém proporciona algo lindo, os Miradouros.

Espalhados por toda cidade estes são alguns dos mais conhecidos na região de Alfama e os quais eu aconselho a visita.

O que fazer em Lisboa: Região de Belém

11. Mosteiro dos Jerónimos

Sem dúvida um dos locais mais bonitos que tive a oportunidade de conhecer em Portugal. Uma construção enorme, na verdade um conjunto arquitetônico em estilo manuelino gótico.

Nesse local além do Mosteiro estão a Igreja de Santa Maria de Belém, o Museu da Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian que vou falar um pouco melhor nesse post.

Para quem tem interesse aqui estão enterrados dois portugueses conhecidos dos nossos livros de história: Vasco da Gama e Luís de Camões.

Esse é uma atração que vale muito a pena reservar uma tarde ou uma manhã para conhecer todo o local.

Leia também: Tudo que precisa para tirar o passaporte.

12. Planetário Calouste Gulbenkian

Se você viaja com criança esse é o local certo para visitar. Como viajo com meu filho uma técnica que uso é sempre ter algo que ele pode gostar no roteiro.

Dessa forma vou incentivando ele a passar pelas outras atrações que não são muito adequadas a sua idade. Então fico falando, “daqui a pouco vai chegar o lugar que você quer”, e ele vai se animando.

Eu gostei muito da apresentação e apesar de ser uma atração muito boa para crianças os adultos também podem se divertir. Contudo fique muito atento aos horários do Planetário, pois é como uma sessão de cinema e tem várias opções para assistir.

Essa é uma atração que voltaria, porque as apresentações mudam com frequência teria a oportunidade de assistir algo diferente.

13. Pastéis de Belém

Pode parecer um pouco bobo ou até figurinha comum, mas na minha opinião, você tem que ir de qualquer forma nesse local para comer os pastéis que eles fazem.

Para você ter uma ideia fui lá em 2014 e até hoje penso nisso. Até tentei fazer em casa, mas é óbvio que não chegou nem perto.

O que fazer em lisboa Pastel de Belém
Pastel de Belém – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

Durante as minhas viagens já foi a muitos locais turismos assim. Restaurantes ou lanchonetes conhecidas que todos recomendam, e em alguns eu me arrependi.

Entretanto esse não é o caso. Só para você entender um pouco ele funciona desde 1837 e é o único lugar do mundo autorizado a chamar o seu pastel de nata de pastel de Belém. Quer dizer, o resto é imitação.

Agora é bom deixar claro que esse não é um pastel frito recheado como comemos por aqui. É algo bem diferente, uma massa folhada maravilhosa com um recheio que é a receita secreta do local.

Então fica a dica, acredita em mim. O pastel de Belém nesse local é diferente de qualquer outro, vale muito a sua visita.

Leia também: O que fazer em Londres?

14. Centro cultural de Belém

Como o nome diz esse é um local de cultura, então se gosta de museus e exposições de arte vai se sentir muito bem. Além disso no local tem espaço para consertos, óperas e balé. Quem sabe você não consegue comprar um ingresso e desfrutar dessas opções?

Também é um ótimo lugar para descansar um pouco tomando um bom café ou fazendo uma refeição em algum de seus restaurantes com uma bela vista para o Rio Tejo.

Eu gostei muito da visita e voltaria para aproveitar mais coisas que o local tem a oferecer.

15. Jardim da Praça do Império

A praça fica bem em frente ou Centro Cultural e realmente é linda. Muito bem cuidada, um ambiente calmo, ótimo para fazer uma parada e comer alguma coisa que você está levando na mochila para economizar uns euros.

Se estiver com criança também é ótimo pois pode sentar e deixar ela correr para todo o lado. Muitas vezes também tem outros pequenos e eles acabam se juntando pra brincar.

16. Padrão do Descobrimento

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento erguido em 1940 que homenageia as grandes navegações. Naquela época Portugal era vista como uma grande nação e tinha uma enorme frota naval. Eles ajudaram a expandir a visão do mundo na época, explorando novos locais em alguns continentes.

O monumento é imponente e gostei muito da visita. Ótimo local para tirar fotos e talvez aproveitar para comer. Eu foi ao restaurante Portugália que fica bem ao lado e adorei a comida.

17. Torre de Belém

A Torre de Belém é sem dúvidas o cartão-postal da cidade de Lisboa. Fica situada às margens do Rio Tejo e nos seus mais de 500 anos de história já foi utilizada como prisão, forte, farol e alfândega.

Lisboa torre de belém
Torre de Belém – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

Hoje o local é um dos pontos turismos mais visitados de Portugal e vou aproveitar para deixar uma dica.

Assim como em outros locais e museus da Europa no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. Então se for possível reservar esse dia no seu roteiro pode aproveitar essa e outras atrações de graça. Contudo costuma ficar cheio, por isso tente chegar cedo na torre.

Assim como no Padrão do Descobrimento acho que é um ótimo lugar para visitar. E não se esqueça de levar a câmera para registrar o momento, pois o cenário é lindo.

Leia também: Dúvida sobre a bagagem de mão? Eu te ajudo.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

O que fazer em Lisboa: Parque das nações

Posso te dar mais uma dica? Não deixe de ir nessa região de Lisboa e aproveitar as atrações. Contudo se tiver com criança, o local se torna uma visita obrigatória. Com certeza vocês vão se divertir muito, e será o ponto alto da viagem que ele vai lembrar e contar para os amigos.  

18. Gare do Oriente

Essa é uma das estações mais bonitas que já visitei. Isso porque ela tem uma arquitetura diferente, moderna. Então a Gare do Oriente costuma entrar na lista de vários turistas que procuram atrações em Lisboa.

Essa estação de metrô foi projetada pelo conhecido arquiteto Santiago Calatrava. Se você não conhece ele também é autor de outras obras como o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e o Oculus em Nova York.

Além de sua bela arquitetura essa estação tem conexão com o shopping Vasco da Gama. Esse é o maior da região e pode atender quem estiver animado para fazer umas compras ou procurar o que comer.

Eu te aconselho a ir para o Parque nas Nações de metro, assim você chega rápido e já conhece a estação na chegada.

19. Pavilhão do Conhecimento

Mais um ótimo lugar para levar seu filho, mas não fique com vergonha se estiver sozinho ou com a sua parceira (o). Eu me minha esposa também nos divertimos muito.

Para você entender melhor o Pavilhão do Conhecimento é um museu de ciências muito interativo.

O que fazer em lisboa Pavilhão do Conhecimento
Pavilhão do Conhecimento – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

Com uma exposição permanente excelente, foi um dos lugares que mais nos divertimos durante a viagem. Se tiver sorte pode pegar uma exposição temporária com ainda mais atrações. Não esqueça de entrar no site e ver toda a programação;.

Sem dúvida um lugar que eu voltaria sempre, adoro museus, adoro ciência e estava tudo muito bem cuidado e funcionando.

20. Oceanário

Essa também é uma visita obrigatória em Lisboa na minha opinião. Antes da viagem estava um pouco desconfiado achado que a atração não seria muito interessante. Pensei, “é apenas um tanque com um monte de peixes dentro, nada demais”.

Porém o local é isso e muito mais. O tanque onde ficam os peixes é enorme e tem diversos “ecossistemas” ao redor, com vários tipos de animais. Para se ter uma ideia até pinguim você vai encontrar.

Então aproveite bastante, e como já disse em outras atrações, se tiver com criança ela vai adorar.

Lisboa oceanário
Oceanário – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

21. Teleférico

Nada como terminar o dia com um passeio tranquilo no teleférico, apreciando a vista de Lisboa e do Rio Tejo que te seguiu em várias atrações pela cidade.

Se tiver a oportunidade tente ir no final da tarde para pegar o por do sol e tirar fotos maravilhosas do local

Aproveite a viagem para conhecer outros destinos em Portugal

Lembra que eu falei no início sobre o prêmio que Portugal ganhou? Então, não é apenas Lisboa, eleita como melhor destino para um “city break” que merece uma visita. Se tiver tempo pode conhecer outros lugares interessantes e alguns até premiados.

O arquipélago da Madeira, de onde vem o famoso vinho que faz o original molho madeira, venceu como “Melhor destino insular do mundo”.

Outra cidade premiada foi Passadiços de Paiva, em Arouca, que levou a premiação de “Melhor atração turística do mundo no segmento aventura”.

Então, se você deseja conhecer a Europa eu te aconselho a se surpreender com Portugal assim como aconteceu comigo.

Comentários

Já está fazendo o seu roteiro? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *