Jardins Sabatini
Países

O que fazer em Madrid? Diversas atrações.

Nesse post vou te dar algumas dicas do que fazer em Madrid. A cidade que jamais dorme, das meninas de Velásquez no Museu do Prado, dos concertos ao ar livre com vistas para o Palácio Real e do pôr do sol do Templo de Debod.

Jardins Sabatini
Jardins de Sabatini – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Madrid é sem dúvida uma cidade magnífica para estar no roteiro das melhores experiências pelo mundo! Uma cidade apaixonante, com centenas de espetáculos teatrais, ópera, milhares de bares e uma vida noturna incrível. E comparada às demais cidades europeias, arrisco dizer que é uma das mais em conta pela minha experiência.

Enfim, existe uma Madrid para todas as pessoas. E agora vou te falar o que eu gostei de fazer nessa lida cidade.

Templo de Debod

Em primeiro lugar aproveitei minha visita para conhecer o famoso templo egípcio do século II, doado a Espanha pelo governo egípcio. Ele está instalado perto da Praça da Espanha. O templo é de fato majestoso e uma parada obrigatória para quem vai a Madrid. Imaginar que foi construído a séculos e depois transportado por milhares de quilômetros, remontado e agora está ali, bem a sua frente. 

Templo de Debod
Templo de Debod – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Afinal, você já parou para pensar que séculos atrás, em uma civilização diferente, outros seres humanos passaram por aquele monumento e também ficaram impressionados. Dessa forma, ter a oportunidade de apreciar esse local é uma maneira de se ligar a nossa história.

Além disso, o passeio é gratuito, fica em um lindo parque que tem alguns brinquedos se estiver com criança e próximo a outras atrações gratuitas como a Plaza de España e Plaza de Oriente. Também pode aproveitar para conhecer o Jardim Sabatini, que fica atrás do Palácio Real.

Palácio Real de Madrid e Catedral de Santa Maria

Saindo do Templo de Debod você pode aproveitar para conhecer o Palácio Real e a Catedral de Santa Maria (Real de Almudema).

O Palácio Real é lindo por dentro, mas infelizmente é proibido fotografar. Porém posso te garantir que vale a pena passar de uma a duas horas apreciando o local. Uma dica aqui é chegar cedo, pois a fila costuma ficar grande em determinados horários.

Madrid Palácio Real
Palácio Real – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

A Catedral de Santa Maria é outro local que, na minha opinião, você não pode perder em Madrid. Ela também é linda por dentro com seu altar muito bem cuidado e diversos vitrais. Aqui é possível fotografar, mas vou mostrar apenas a parte externa e vou deixar o interior para você apreciar quando for a Madrid.

Madrid Catedral de Santa Maria
Catedral de Santa Maria – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía

Durante minha visita a Madri também fiz o percurso apaixonante pela história da arte contemporânea espanhola. Conheci o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, que reúne obras de Dalí, Miró, Pablo Picasso e outros.

Museu Reina Sofia -
Museu Reina Sofia – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

A estrela do museu, Guernica, é um dos quadros mais importantes de Picasso. Este mural expressa a dor das vítimas do bombardeio de Guernica, no dia 27 de abril de 1937. Foi incrível estar ali e ter a oportunidade de apreciar obras tão fantásticas e históricas.

E tenho certeza que se você realmente quiser também pode. Porque foi pensando nisso que criei meu curso De Malas para o Mundo. Basta clicar aqui em “Conheça o Curso” e vou te mostrar o passo a passo simples que qualquer pessoa pode seguir para conhecer o mundo.

Museu Reina Sofia Madrid
Museu Reina Sofia – Madri – Fonte: De Malas para o Mundo

Parque do Retiro

Minha visita a Madrid não seria completa sem conhecer seus magníficos parques, por isso também foi no famoso Parque del Retiro (Parque del Buen Retiro, também chamado de Jardines del Retiro). Ele está entre os locais mais famosos de Madrid. Localizado na região central é o parque mais visitado da cidade e sem dúvida uma das principais atrações turísticas da capital.

Parque Del Retiro
Parque Del Retiro – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Definitivamente o Parque del Retiro é um conjunto monumental repleto de lagos, fontes, esculturas, estátuas, monumentos, jardins e um lindo paisagismo. Se gosta de tirar fotos ou apenas apreciar a paisagem em mais um dia tranquilo de férias, esse é o lugar certo para visitar.

O que fazer em Madrid - Madrid Parque del retiro
Parque Del Retiro – Madri – Fonte: De Malas para o Mundo

O que fazer em Madrid: outras atrações

Mercado de San Miguel em Madrid

Não tenho outras palavras a não ser dizer que adorei o Mercado de San Miguel. Ele não é enorme como outros, mas tem tudo que você precisa para aproveitar bastante.

No meu roteiro deixei para visitar o Mercado no final do dia, e aproveitei para tomar uma “clara”, que é cerveja misturada com gaseosa (uma espécie de refrigerante adocicado com um toque de limão). Pode parecer estranho, mas se está viajando vale a pena experimentar coisas novas, e essa fui uma boa surpresa. E como é tradicional na Espanha, também aproveitamos para comer uns “tapas” que acompanham as bebidas.

Mercado San Miguel
Mercado San Miguel – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Chocolateria San Gines

Falando em comida vale uma menção a Chocolateria San Gines, pra mim a visita foi como voltar 60 anos atrás. A especialidade do local é churros (sem recheio) com chocolate quente. Eu voltaria muitas vezes se tivesse tempo, mas tenha em mente que esses pedidos não são doces como no Brasil. O chocolate quente por exemplo é com muito cacau e pouco açúcar, para quem gosta de chocolate meio-amargo é maravilhoso.

Chocolateria San Gines
Chocolateria San Gines – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Estádio Santiago Bernabéu – Real Madrid

Não sou muito ligado a futebol, e dificilmente sento em frente a TV para assistir uma partida. Então achei que o passeio no Estádio Santiago Bernabéu seria apenas para cumprir aquele check-list de coisas que não podem faltar quando vai a Madrid.

Porém quando cheguei no estádio fui me empolgando e no final do passeio já era fã do Real Madrid. Acredito que o idealizador realmente teve essa ideia quando construiu o local, e comigo deu muito certo. Ou seja, se até eu fiquei admirado, você que gosta de futebol ou torce para o Real Madrid, essa é uma atração obrigatória.

Madrid Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu – Madrid – Fonte: De Malas para o Mundo

Museu do Prado

O Museo Nacional del Prado é sem dúvida o mais importante da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Enorme, com diversas obras importantes de nomes como Rafael, Caravaggio, Tintoretto, Velázquez, El Greco, Goya, Ticiano e muitos outros.

Mesmo que você não seja fã de museus, tenho certeza que alguma obra no Prado vai te deixar encantado. Depois pretendo fazer um artigo só para esse museu, pois realmente é um lugar único.

Museu do Prado
Museu do Prado – Madrid – Fonte: iStock/Sean Pavone

Infelizmente não achei uma foto nos meus arquivos para mostrar imponência do Museu, por isso resolvi usar pegar essa emprestado.

Dessa forma, meu passeio em Madrid foi fantástico e recomendo para quem for a essa capital, como em outras grandes cidades, ficar pelo menos 4 dias. Esse é um tempo interessante para conseguir ver as atrações com calma, desfrutar dos parques e museus, apreciar a gastronomia e adentrar na cultura e estilo de vida local.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *