O que fazer em Veneza 8
Países

O que fazer em Veneza? Dicas e Roteiro

A ideia desse artigo é te ajudar a decidir, o que fazer em Veneza? E já vou me adiantar, são poucos os pontos turísticos ao redor do mundo que oferecem o charme e a beleza vistos em Veneza. Essa linda cidade está situada na Itália, um berço da cultura ocidental e um verdadeiro paraíso para turistas e estudiosos. Antecipadamente, posso dizer que não importa o período do ano em que você viajará para esse maravilhoso destino, você sempre terá muitas opções sobre o que fazer em Veneza.

Neste artigo, revelarei pontos turísticos e passeios específicos para você criar seu roteiro de viagem de antemão. Sendo assim, você saberá mais sobre o que fazer em Veneza no inverno e aproveitar o frio. Saiba o que fazer em Veneza à noite e durante seus passeios diurnos. Além disso, aprenda a montar um roteiro de viagem interessante se você for ficar apenas 2 dias em Veneza.

Por que viajar para Veneza?

Veneza é uma das cidades mais magníficas do mundo, uma afirmação que abrange vários sentidos. Conhecida por construções históricas, canais e por uma paisagem verdadeiramente linda, a cidade é um dos principais destinos da Europa. Todavia, seja a passeio ou a estudo, Veneza oferece diversas opções que irão agregar em sua experiência de vida.

Projetada e construída sobre as águas que banham o Mar Adriático, a cidade possui vários canais no lugar das típicas ruas. Devido a essa peculiaridade, Veneza também possui pequenas ilhas, muitas pontes famosas, além de uma paisagem única. A cidade também oferece a famosa gôndola e o vaporetto, transportes aquáticos e excelentes opções de passeio.

Kit completo planejamento viagem2
O Melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

Eu cheguei a passear nos dois quando estive em Veneza e diria que o passeio de gôndola me decepcionou um pouco. Acho que por ficar vendo as pessoas felizes tomando champanhe e passeando, estava com a expectativa muito alta e me decepcionei. Então minha dica é, se quiser economizar um pouco vá apenas no vaporetto, que é tipo o “ônibus” de Veneza e aproveite.

Veja os principais museus de Veneza no site oficial.

Primordialmente, Veneza concentra muitos museus e famosas galerias de arte, inegavelmente considerada o berço da cultura italiana. Contudo, um dos pontos interessantes desta viagem é que a cidade é pequena em extensão. Por conta disso, os visitantes podem conhecer o máximo possível de pontos turísticos em uma viagem curta.

Sendo assim fiquei apenas 2 dias em Veneza e acredito que foi o suficiente para conhecer todos os lugares que tinha planejado visitar. Se pretende fazer um tour pela Itália como fiz em 2017, acho que esse é um período bom para se dedicar a Veneza.

O que fazer em Veneza 2
Fonte: De Malas para o Mundo – Local: Veneza

Contudo, é fundamental elaborar um roteiro de viagem focando nos pontos que você deseja conhecer, horários de visita e planejar tudo com carinho. Sendo assim, veja nos próximos tópicos, dicas importantes sobre como planejar seu passeio em Veneza.

E se tem dúvidas sobre como fazer um roteiro profissional, leia esse artigo: Aprenda como fazer um roteiro perfeito!

O que fazer em Veneza no inverno?

Saber o que fazer em Veneza no inverno é uma das principais dúvidas de visitantes do mundo todo. Porque a cidade se torna ainda mais encantadora nesta época do ano, pois cria um certo glamour. Por isso, esbanje suas roupas de inverno no frio de Veneza. E considerado rigoroso no ápice do período. Isso cativa muito quem deseja visitar a cidade e a Europa durante o frio.

E posso te dizer uma coisa, uma foto de casaco, com um cachecol e um óculos escuro em Veneza, vai ser sucesso com certeza…kkkkk

Contudo, uma dica fundamental para começar a traçar seu passeio em Veneza no inverno é se ater ao piso escorregadio. Neste período é muito comum que esteja garoando na cidade. Então ao caminhar pela famosa Ponte de Rialto, ou pela Ponte da Constituição, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava por exemplo, é interessante evitar salto alto e malas com rodinhas.

E também por estar mais propício a chuviscos durante o inverno, priorizar os pontos turísticos cobertos pode ser uma ótima estratégia. Sendo assim, seria proveitoso visitar a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal, a Gallerie dell’Accademia, o Teatro La Fenice, dentre outros. Entre um ponto turístico e outro, aproveite uma pausa para apreciar a culinária da região nesta época do ano.

O que fazer em Veneza 4
Fonte: De Malas para o Mundo – Local: Veneza

Alguns restaurantes em Veneza:

Quando estive na cidade não entrei em todas essas atrações, então fica ou seu critério olhar na internet e ver o que acha melhor. Eu gosto de dizer que a melhor viagem do mundo é aquela que você faz. Por isso não se preocupe se os outros vão dizer algo do tipo “você foi lá e não fez isso”. A viagem é sua, faça o que te diverte, não o que os outros acham que tem que fazer.

Os restaurantes em Veneza são excelentes, uma boa opção é almoçar no RistoPub Rossini, famoso por seus grelhados. Se pretende algo mais simples e rápido, vá à Arte Della Pizza e prove uma verdadeira pizza italiana. Também seria interessante visitar o Adagio Caffe & Wine Bar e tomar uma bebida quente, fazer um brunch e prosseguir com o passeio.

Mas também não fique preso a “nomes famosos” na cidade, pelo caminho deve achar muitas opções. Lembro até hoje de uma massa (macarrão para os íntimos) que comemos em um restaurante surpresa que encontramos. Além disso, teve uma gelateria (sorveteria em bom português) que alegrou o nosso dia e nem estava no roteiro. Então minha dica aqui é, faça o que está no roteiro, mas deixe a cidade te surpreender também.

Leia também: Visto para Europa? Saiba tudo sobre o ETIAS!

Nesta época, também é válido visitar os canais, principalmente o Canal Grande, contemplando um passeio de gôndola para quem tem essa vontade. Os canais ficam lindos em volta da névoa nos dias frios do ano. Todavia, você pode tomar um vaporetto com destino a estação Santa Luzia e visitar a ilha Murano. Essa cidade é famosa pela produção artesanal de vidros requintados. Porém fique tranquilo, mesmo sem visitar Murano é possível comprar lembranças de vidro dessa cidade por toda Veneza.

Murano é a primeira de lindas ilhas que podem ser visitadas mesmo no inverno, como Burano e Torcello. Mas é claro, o frio não é empecilho para visitar a Praça São Marcos, considerada um dos principais pontos turísticos da cidade. Essa sim, você não pode perder na minha opinião. Inclusive com um passeio pela linda Basílica de São Marcos, sem dúvida um dos templos religiosos mais bonito e bem cuidado que visitei até hoje na Europa.

O que fazer em Veneza Gelateria
Fonte: De Malas para o Mundo – Local: Veneza

O que fazer em Veneza à noite?

Veneza também é famosa no mundo todo como a cidade do amor, uma vez que ela oferece uma atmosfera romântica. Se ela já é linda durante o dia, à noite a cidade se torna mágica, ainda mais sob o céu estrelado. Então, para aproveitar ao máximo toda essa beleza, comece por uma boa refeição nos restaurantes de Veneza. Sendo assim, o Café Noir tem opções de bebidas, comidas e ótimos preços.

Se você deseja um lugar um pouquinho mais badalado, conhecer pessoas e curtir à noite em Veneza, visite o Orange Bar, localizado no Campo Santa Margherita que fica aberto até altas horas. As massas são um grande atrativo em qualquer região da Itália, não poderia diferir em Veneza. Contudo, mesmo tendo visitado a Piazza San Marco durante o dia, não deixe de experimentar ótimos pratos à noite.

Agora que você já se alimentou, é hora de se deslumbrar com as maravilhas de Veneza à noite. Visite novamente a Ponte de Rialto e observe a beleza da paisagem iluminada sobre as águas do canal. A Praça São Marcos também fica linda à noite com uma iluminação toda dedicada, o que irá lhe render ótimas fotos.

Se deseja fotos marcantes como recordação, explore vários ângulos na Ponte dos Suspiros ao anoitecer. Essa dica também vale para fotos em frente ao Palácio Ducal. Porém é interessante estar atento ao horário de funcionamento de museus, galerias e outros pontos turísticos. A maioria deles só ficam abertos durante o dia e a noite é só para passeios mesmo.

O que fazer em Veneza a noite

Noite em Veneza

Se você deseja atravessar a madrugada acordado ao menos uma vez, as praças, ruas, pubs e bares noturnos são indicados. Seguindo essa estratégia, visite outros lugares sem restrições de horários. Nesse ponto como viajo em família não vou conseguir te dar muitas dicas. Mas tenho certeza que com um pouco de paciência vai encontrar diversos locais em algum site confiável na internet.

Agora, para fechar sua experiência em Veneza, talvez um passeio de gôndola à noite seja interessante para experimentar toda a magia da cidade. Principalmente se for noite de luar com o céu estrelado e com alguém que gosta ao lado.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

O que fazer em Veneza em 2 dias?

Se você possui pouco tempo para deslumbrar ao máximo os pontos turísticos de Veneza, é imprescindível organizar um bom roteiro de viagem. Nesse caso não deixe de ler o artigo que te indiquei mais acima.

Caso for passar um final de semana em Veneza, aprenda como elaborar um roteiro proveitoso e conhecer ao máximo a cidade.

O roteiro que eu vou lhe indicar foi basicamente o que eu fiz e indicado para quem pretende passar 2 dias em Veneza.

Primeiro dia: O que fazer em Veneza? Check-in e breve passeio

Imaginando que você irá chegar à cidade antes de o anoitecer e ir embora à tarde dias depois, então siga as dicas deste roteiro. É provável que você chegue ao hotel de vaporetto, faça o check-in e aproveite para conhecer melhor as redondezas de onde ficará hospedado.

Mais uma dica aqui para economizar um pouco e também fugir da loucura de Veneza durante alguns períodos do ano eu optei por ficar em um apartamento em “Mestre”. Essa região fica do outro lado da ponte que leva até a cidade. O apartamento que escolhi era muito próximo à estação de trem e chegava a Veneza em poucos minutos.

Leia também: Como tirar o passaporte pela primeira vez. Atualizado!

Contudo, se você não tiver tempo para visitar museus, palácios e construções históricas no dia que chegar, conseguirá conhecer os lugares emblemáticos na cidade no outro dia sem problema. Sendo assim, comece seu passeio pela Piazza San Marco, considerada uma das praças mais famosas do mundo, palco de lindos edifícios históricos. Depois visite a Ponte Rialto e aproveite o final da tarde e início da noite em um restaurante veneziano.

O que fazer em Veneza ponte Rialto
Fonte: De Malas para Mundo – Local Veneza (Ponte Rialto)

Uma ótima pedida é experimentar o famoso Spritz, um aperitivo muito apreciado na região. Faça um belo jantar e desfrute das massas italianas. Se você gosta de acordar cedo, o aconselhado é parar o passeio por aqui e retornar ao conforto do hotel. Contudo, caso queira esticar um pouco mais, visite o Piccolo Mondo Music Dance ou o Venice Jazz Club.

Segundo dia: O que fazer em Veneza? Conhecendo a cidade

No outro dia de manhã, por volta das 8 horas, comece visitando o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros, ambos próximos à Piazza San Marco. Em seguida, siga para a Basílica de São Marcos e conheça um dos edifícios religiosos mais famosos e bonitos da Europa. Na sequência, faça uma visita ao Mercado Rialto, onde você terá a oportunidade de degustar diferentes comidas e petiscos.

Em direção ao sul da cidade, aproveite para conhecer o distrito de Dorsoduro, próximo ao Campo Santa Margherita. Com certeza, você encontrará ótimas opções de pizzarias no local. Indo ainda mais para o sul, visite a Galeria da Academia, tida como uma das mais importantes pinacotecas do mundo.

Continuando na direção sul da cidade, aproveite para conhecer a Basílica de Santa Maria della Salute. Mudando a rota, siga na direção norte de vaporetto sobre as águas do Grand Canal. Faça uma visita ao Cannaregio, no distrito norte da cidade e tire algumas fotos na Ponte delle Guglie. Aproveitando esse sentido, conheça Gueto Judio.

Nesta etapa do passeio, você pode retornar em direção a Piazza San Marco deslumbrando pequenos canais em um passeio de gôndola. Já entre à tarde e à noite, aproveite para tomar uma bebida quente no terraço do Café Quadri. Após um delicioso café apreciando à tarde de Veneza, volte para o hotel.

Imaginando que seu passeio não acaba aqui e você deseja desfrutar ainda mais da noite de Veneza, visite lugares como o Al Parlamento, Wine Bar 5000, Ways Tours, Chet Bar, Tarnowska’s American Bar, dentre outros. Todavia, o interessante é escolher uma opção de bar, pub ou casa noturna próximo de onde esteja hospedado.

Veneza roteiro 2 dias
Fonte: De Malas para o Mundo – Local: Veneza

Terceiro dia: check out

No terceiro dia de manhã, se ainda tiver um tempinho, pegue um vaporetto Linha LN em San Zaccaria ou Fondamenta Nueve e visite a ilha Torcello. Em seguida, vá para Burano e tire várias fotos das lindas casas da região. Não esqueça de provar o espaguete a lo vongole, um dos pratos típicos da culinária italiana. Se ainda tiver tempo não deixe de visitar a ilha Murano na sequência, com certeza você irá se deslumbrar com a fábrica de vidros.

Agora vem a parte triste da viagem, que é se despedir de Veneza. Tome um vaporetto ou um trem para o hotel e faça o checkout. No caminho até o aeroporto você ainda poderá tirar lindas fotos e guardar ótimas recordações de Veneza.

Comentários

Já está fazendo o seu roteiro para Veneza? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.