Planejar uma viagem roteiro
Dicas de Viagem

Pacote de viagem X Planejar viagem. Veja!

Pacote de viagem é um tipo de serviço vendido principalmente por agências de turismo como CVC, Decolar e outras. Pelo nome já sabemos que é criado um combo que geralmente incluí hotel, passagens aéreas ou terrestres e translado. Em alguns casos também pode haver alimentação, atrações, guia turístico, passeios e outras coisas dependendo da necessidade do viajante.

Por isso os pacotes de viagem são muito práticos, pois você só precisa selecionar a região que pretende visitar, comprar o roteiro e todo o resto pronto. Contudo, será que comprar um pacote de viagem CVC é a melhor opção para sua viagem?

Embora seja mais prático, há inúmeros aspectos que você deve levar em conta quando for decidir entre comprar um pacote de viagem pronto ou planejar sua própria viagem. A seguir vou explicar porque, na minha opinião, planejar sua viagem sempre é a melhor opção.

Pacote de viagem, melhor fugir dele.

Sem dúvidas o pacote de viagem é algo pronto, massificado, que não exige tanto planejamento. Na verdade o que você está comprando é apenas a comodidade, porém acaba pagando muito caro por isso. Não apenas no valor do pacote que é muito maior que planejar a mesma viagem sozinho, como nos detalhes e na personalização que tem que abrir mão pois já está tudo pronto.

Então há uma série de contras em não planejar sua própria viagem, sendo alguns deles:

  • Não escolher sua hospedagem;
  • Ter que viajar com pessoas que você não conhece;
  • Pagar muito mais caro por um planejamento que você pode fazer melhor;
  • Não conseguir fazer alterações na sua própria viagem;
  • Ter uma roteiro massificado, sem a sua personalidade, apenas com atrações onde todos vão;
  • Não aproveitar a viagem no seu tempo.
Pacote de Viagem corra dele

Mas esses são apenas alguns dos contras que você deve saber se pensa em contratar um pacote de viagem. Certamente, as ofertas e pacotes CVC, Decolar, Hurb, entre outros, são fáceis para quem deseja viajar sem muito planejamento. Contudo isso não significa que é a melhor opção para quem deseja ter uma experiência de viagem única, completa, uma viagem dos sonhos.

Por que planejar é melhor que comprar um pacote de viagem?

Além de todos esses aspectos negativos de um pacote de viagem pronto ao estilo “CVC pacotes”, você ainda deve levar em conta as vantagens de planejar sua própria viagem. Por isso veja a seguir:

As 8 principais vantagens de planejar sua viagem:

1. Escolha

Escolher o melhor roteiro para sua viagem, com atrações que você gosta, incluindo destino(s), passeios e muito mais.

2. Aproveitar melhor o tempo

Pode ficar pelo tempo que quiser nas atrações turísticas. Caso não goste, pode partir para outra atividade e caso goste, pode ficar por mais tempo. Em alguns casos você gosta tanto da atração ou do restaurante que volta nele na mesma viagem. Posso te garantir, isso já aconteceu comigo algumas vezes. E ficaria desapontado se não pudesse fazer isso porque estava preso em um roteiro pronto de um pacote de viagem.

3. Definir o que é melhor pra você

Você pode definir uma hospedagem mais em conta e que melhor te atende, como alugar uma casa ou apartamento no Airbnb. Escolher o transporte de acordo com o seu orçamento e as suas necessidades. Portanto, você pode economizar muito mais e ter mais comodidade do que em pacotes de viagem.

Como Economizar com Hotel
Basta clicar na imagem e assistir uma aula gratuita do meu curso.

4. Gente chata, melhor evitar

Você não é obrigado a dividir sua viagem com pessoas que não conhece. Pode viajar sozinho, com parceiro ou parceira, amigos ou família. Sabe aquele cara chato que estudava ou que trabalha com você? Alguém igual pode fazer parte das suas lembranças de viagem. Eu não gostaria disso.

5. Adaptação

Pode adaptar o tempo de viagem de acordo com as suas necessidades. Em um pacote de viagem, o tempo é definido por diárias e nem sempre é possível alterar quantos dias você deseja ficar em um destino. Além disso qualquer pequena alteração pode aumentar ainda mais o valor do pacote.

6. Personalização

Pode criar um roteiro sobe medida para sua viagem. Pra mim uma das coisas mais incríveis da viagem é fazer o roteiro, sou capaz de ficar semanas procurando as melhores coisas para se fazer em uma cidade. Claro que não tenho todo o tempo do mundo, pois também tenho um trabalho, mas desenvolvi algumas técnicas para economizar tempo durante os anos. E se pretende viajar com alguém ou com a família é ainda melhor, porque isso reuni as pessoas. Aqui em casa sempre que estamos pensando em um destino as coisas mudam. Temos mais assunto em comum, cada um quer falar sobre o que descobriu e o que gostaria de conhecer. Assim ficamos mais tempo juntos e conversamos sobre os passeio e como a viagem pode ser emocionante e cheia de novas experiências.

Viajar Barato pelo mundo

7. Economia

Além de todos esses fatores planejar sua própria viagem fica mais barato que comprar um pacote de viagem na CVC ou qualquer outro lugar. Pelas minhas contas, das viagens que fiz, eu economizei em média 36%. Se levar em consideração que viajo em família e geralmente fico mais de 15 dias passeando em destinos internacionais, já economizei muito, muito dinheiro. E o melhor é que você também pode fazer isso, basta um pouco de esforço e conhecimento.

8. Liberdade!

E para finalizar o principal, liberdade! Pra mim essa é a maior vantagem de planejar sua viagem por conta própria. Liberdade para decidir tudo antes e durante a viagem, por um motivo simples, é a sua viagem, o seu sonho e você não pode deixar que outra pessoa decida o que é melhor ou o que vai gostar mais. É essa decisão que torna sua viagem uma experiência completa e única.

Agora para te ajudar a planejar a sua viagem por conta própria e não precisar comprar um pacote de viagem vou te dar duas indicações. A primeira é ler o meu artigo Aprenda como planejar uma viagem hoje!. A segunda é baixar a planilha que eu uso para organizar os gastos nas minhas viagens. A planilha é gratuita, basta clicar na imagem abaixo e se inscrever e entrar na minha lista VIP e receber novidades e brindes.

Planilha para Organizar Viagem

Pacote de viagem vale a pena?

Se você chegou até aqui deve ter percebido que os pacotes como da CVC e tantos outros não são tão vantajosos quanto imaginava, na verdade a única coisa que eles realmente oferecem, e pelo qual você paga muito caro, é a facilidade.

E não se engane, mesmo comprando esses pacotes com hospedagem, passagem, passeios turísticos e tantas outras coisas, você terá algumas burocracias para resolver se pretende visitar outro país. E nisso eu também posso te ajudar, tanto aqui no blog em diversos posts com muito conteúdo, ou no meu curso sobre viagens, que você pode conhecer mais clicando abaixo.

Conheça Curso De Malas para o Mundo
Clique e conheça o curso mais completo sobre viagens!

E se o seu objetivo é viajar para os Estados Unidos e precisa tirar o visto, vou deixar aqui o link para o post Como tirar o Visto Americano? Tutorial completo! Aproveite para ver agora.

Já está fazendo o seu roteiro? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *