Países que não precisam de visto
Dicas de Viagem,  Visto

Países que não precisam de visto: 29 destinos!

Sabia que você pode viajar mais tranquilo para vários países que não precisam de visto para entrar? Sabia que em alguns países não se exige nem mesmo o passaporte? Mas nem tudo são flores, porque mesmo não precisando de passaporte ou visto você precisa ter alguns cuidados.

Por isso nesse artigo vou te ensinar quais são o que você vai precisar para entrar nesses países.

Então, se você ainda não sabia disso, basta ler esse post que vou te mostrar tudo.

O que é um visto?

Visto é uma permissão ou documento dado por um país que autoriza a entrada de uma pessoa naquele território. Portanto, o visto só é dado para estrangeiros que tem interesse em ingressar em um país. Todavia, na maior parte dos casos, o visto é constituído por um carimbo oficial do país ou ainda de um documento que é anexo ao passaporte do destinatário.Nesse último caso podemos citar como exemplo os Estados Unidos.

Existem vários tipos de vistos e cada país determina suas próprias regras para conceder o acesso de estrangeiros a seu território. Contudo, o mais comum é o visto de turismo, que tem duração de 90 dias até 10 anos. É claro que você não pode ficar 10 anos ininterruptos em um país, mas alguns meses por ano durante um determinado período de tempo que será estipulado.

Além desse visto, usado por turistas, há os vistos de estudante, trabalho, empreendedor, diplomático, entre outros.

Para que serve o visto?

Basicamente, é o visto que comprova que aquele estrangeiro tem a autorização devida para estar no país. Por isso, conseguir visto para alguns destinos não é nada simples, levando em consideração que cada país possui suas próprias exigências.

Nos países que são mais exigentes o processo completo constitui-se em solicitar o visto, apresentar os documentos, comprovar determinadas informações e aguardar pela decisão do consulado. Mas fique tranquilo, se você quer viajar para os EUA vou deixar abaixo um artigo que fiz sobre o assunto.

Leia também o artigo: Como tirar o visto Americano? Tutorial completo.

Países que não precisam de passaporte

Assim como no caso dos vistos, há diversos países que aceitam a entrada de estrangeiros sem a apresentação do passaporte. Nesses casos a permissão para a entrada de turistas sem a apresentação do passaporte ocorre por conta de um acordo entre alguns países da América do Sul, incluindo o Brasil.

Países que não precisam de visto

Sendo assim, habitantes desses países podem entrar e sair sem apresentar passaporte nem visto para fazer turismo. Mas isso não anula todas possibilidade de apresentar o visto e passaporte, dependendo do seu objetivo e do tempo de permanência no país.

Sendo assim, os 9 países em que os brasileiros podem viajar sem passaporte e visto são:

  1. Paraguai
  2. Chile
  3. Peru
  4. Argentina
  5. Bolívia
  6. Equador
  7. Colômbia
  8. Uruguai
  9. Venezuela

Apesar de não ser necessário visto ou passaporte para entrar nesses destinos é necessário um documento de identificação civil atualizado e em bom estado de conservação. Por isso não adianta levar carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade militar, carteira de classe (como OAB, CREA…) ou qualquer outra.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

Então atenção, o único documento aceito é a carteira de identidade civil atualizada e em bom estado de conservação.

Quais são os países que não precisam de visto?

O Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil possui uma tabela de vistos para brasileiros onde informa o que cada país exige para a entrada no território estrangeiro.

Informações como visto, passaporte e tempo de permanência no país podem mudar a qualquer momento. Por isso, a importância de consultar as exigências antes da sua viagem, assim evitando problemas durante o seu passeio naquele local.

Países que não precisam de visto

Em todo o caso, vou citar aqui os 20 países mais procurados por brasileiros nos destinos internacionais além dos citados acima, que não exigem o visto para brasileiros:

  1. Alemanha – dispensa do visto por 90 dias;
  2. Cingapura – dispensa do visto por 30 dias;
  3. Coréia do Sul – dispensa do visto por 90 dias;
  4. Dinamarca – dispensa do visto por 90 dias;
  5. Espanha – dispensa do visto por 90 dias;
  6. França – dispensa do visto por 90 dias;
  7. Grécia – dispensa do visto por 90 dias;
  8. Hong Kong – dispensa do visto por 90 dias;
  9. Irlanda – dispensa do visto por 90 dias;
  10. Itália – dispensa do visto por 90 dias;
  11. Luxemburgo – dispensa do visto por 90 dias;
  12. Macau – dispensa do visto por 90 dias;
  13. Marrocos – dispensa do visto por 90 dias;
  14. México – dispensa do visto por 90 dias;
  15. Noruega – dispensa do visto por 90 dias;
  16. Portugal – dispensa do visto por 90 dias;
  17. Reino Unido – dispensa do visto por 180 dias;
  18. Rússia – dispensa do visto por 90 dias;
  19. Suíça – dispensa do visto por 90 dias;
  20. Tailândia – dispensa do visto por 90 dias.

Você ainda pode conferir a lista completa com todos os destinos e suas exigências para a entrada de brasileiros diretamente no site Portal Consular.

Entretanto tenha muita atenção, esses destinos não exigem o visto, mas é necessário, entre outras coisas, ter passaporte com validade de pelo menos 90 a 180 dias após a data de entrada no país na maioria dos casos.

Países que não precisam de visto

Leia também o artigo: Como tirar o passaporte pela primeira vez.

Nesses países que não preciso de visto, quer dizer que não preciso levar nada?

Não é bem assim, mesmo em alguns países onde o visto não é exigido a sua entrada pode ser barrada na imigração. Então importante verificar os outros documentos exigidos.

Nos países da América do Sul, como eu disse anteriormente, você só precisa da identidade civil atualizada e em bom estado.

Mas, nos outros destinos citados a situação se diferencia. Por exemplo, em alguns países da Europa (Espaço Schengen) é exigido, entre outras coisas, seguro viagem, comprovar que tem dinheiro para ficar durante o período, ter a passagem de volta comprada e ter hospedagem marcada. Para ficar mais tranquilo vou deixar abaixo o check-list que eu uso quando viajo para os países da Europa que fazem parte do Espaço Shengen. É gratuito, então aproveite e se inscreva para receber novidades e promoções do Blog.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

Contudo, vale lembrar que na maioria dos países listados não é exigido o visto para a entrada de turistas. Mas para estudar, morar e trabalhar nesses países é necessário obter o visto de acordo com o seu objetivo.

Sendo assim, a maioria desses destinos dispensa os vistos para ingresso de turistas por um prazo de 30 até 180 dias por ano. O mais comum é a dispensa do visto para permanência de até 90 dias.

O que achou dessas dicas de países que não precisam de visto?

Então, o que você acha de começar a viajar com menos burocracia

Leia também o artigo: Conheça hoje lugares baratos para viajar!

Deixe seu comentário!

Já está fazendo o seu roteiro para algum desses destinos? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *