Primeira viagem de avião
Dicas de Viagem,  Histórias

Dúvidas na primeira viagem de avião? Vem comigo!

Você vai fazer a primeira viagem de avião e agora está com diversas dúvidas, se perguntando coisas como “como será minha primeira viagem de avião” ou “quais cuidados devo ter na minha primeira viagem de avião”? Existem também aquelas pessoas que pensam “vou viajar de avião pela primeira vez e estou com medo”, o que fazer?

Pode ficar tranquila, porque neste post quero mostrar para você que nunca entrou em um avião ou vai fazer a sua primeira viagem internacional um passo a passo para encarar essa jornada. Vou te passar todos os detalhes importantes para evitar problemas, e fique tranquilo, é normal ter medo quando vai enfrentar algo novo, eu também tive.

1. Check-in na primeira viagem de avião

Mas vamos para o início, você comprou a passagem e recebeu um código de reserva, que normalmente é composto por letras e números. Agora esse código será utilizado para fazer o check-in, que é na verdade a confirmação do seu cadastro na companhia aérea escolhida, para ela ter certeza de que você realmente irá viajar, e assim faça a emissão do seu cartão de embarque. E aqui já vai uma dica muito importante, faça sempre o seu check-in pela internet assim que ficar disponível.

Eles costumam avisar sobre a abertura do check-in no final da compra da passagem, na maioria das vezes ele abre de 36 a 24 horas antes do embarque, mas fique atento e coloque seu despertador para funcionar. Se necessário imprima o seu cartão de embarque após fazer o check-in. Isso porque, vai agilizar na hora de despachar a mala pois não vai ter que ficar na fila para quem ainda vai fazer o check-in, e se tiver viajando por uma companhia low cost eles cobram para fazer o check-in no aeroporto e dessa forma você não terá que pagar. Além disso e ainda mais importante você tenta evitar o temido Overbooking.

Check-in na primeira viagem de avião

O que é Overbooking?

Espero que isso nunca aconteça com você, principalmente na sua primeira viagem de avião, mas para quem ainda não conhece overbooking acontece quando a companhia aérea troca o voo para uma aeronave menor, unifica 2 voos por problemas operacionais ou vende mais passagens do que existe lugares na aeronave. Pode parecer estranho ouvir essa última opção, mas isso é algo comum. Então faça o check-in com antecedência e leve seu cartão de embarque impresso ou no aplicativo da companhia aérea.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

2. Antecedência para não perder a viagem

Isso é bem importante, chegue cedo no aeroporto e vá para área de embarque o quanto antes. Claro que não precisa se desesperar e chegar 6 horas antes do voo, mas eu gosto de chegar com 2 ou 3 horas de antecedência em voos internacionais e com 1 ou 2 horas de antecedência para voos nacionais. Entretanto fique ligado, se na hora do check-in existir algum aviso pedindo para você chegar com mais antecedência que isso, siga o que a companhia aérea determina. Lembre-se é melhor ser prevenido, principalmente se é seu primeiro voo ou não conhece aquele aeroporto.

Minha história na primeira viagem de avião

Lembro da minha primeira viagem de avião em um voo internacional para Lisboa pela TAP, era 29 de outubro de 2014 quando recebi uma ligação da companhia aérea. Eles queriam saber se teria como adiantar um dia na minha viagem marcada para 01 de novembro, pois estavam com medo de começar uma greve na empresa no dia da viagem. Eu não sabia o que fazer, teria que chegar no Rio de Janeiro um dia antes e tentar marcar mais um dia no mesmo hotel muito em cima da hora. Porém, se não aceitasse, tinha a possibilidade de não embarcar e talvez perder toda a viagem.

É claro que fiquei com medo, mas aceitei antecipar a viagem e não me arrependi. Ficar mais um dia em Lisboa foi maravilhoso. Contudo atrasei para terminar de arrumar as coisas e cheguei no aeroporto em cima da hora. No final conseguir embarcar e fazer a viagem com a minha família, mas imagina ter que lidar com isso logo no seu primeiro voo internacional.

Pedro lisboa pastel de belem
Meu filho vendo os pastéis de Belém – Lisboa – Fonte: De Malas para o Mundo

Mais dicas para quem vai fazer sua primeira viagem de avião

E se você é daqueles que não quer surpresa de forma nenhuma, pode entrar no google maps e dar um passeio no aeroporto antes de chegar lá. Com ele é possível caminhar virtualmente em diversos aeroportos pelo mundo e já saber qual será o seu percurso quando chegar lá.

Outra dica aqui é baixar o aplicativo da companhia ou das companhias aéreas pelas quais você vai viajar, pois vai ser muito mais fácil fazer o check-in por ele quando estiver no hotel no exterior, invés de ficar procurando um computador para fazer isso. Mais um benefício aqui é que em muitos casos com o aplicativo você não precisa imprimir o cartão de embarque, pois fica salvo no aplicativo.

E vou aproveitar esse momento para passar outra dica, antes de sair de casa não se esqueça de levar um casaco com você, principalmente se for uma viagem mais longa, porque dentro da aeronave costuma ser bem frio. Outro detalhe, nada de roupa apertada ou salto alto, nessas horas o melhor é uma roupa confortável, mais larga e em viagens noturnas ir com uma calça comprida.

Cartão de embarque, o que é?

Se é sua primeira viagem de avião você deve se perguntar o que é o cartão de embarque. Esse cartão é o que pode ser considerado sua passagem, nele vai conter número do voo, portão de embarque, hora do embarque, data e o seu nome. Você vai precisar desse cartão e sua identidade ou passaporte para ter acesso a sala de embarque e na hora de entrar na aeronave. (colocar fotos de cartão de embarque)

3. Bagagem para viajar a primeira vez de avião

E claro, não se esqueça da bagagem. Se tiver que despachar bagagem você terá que entrar na fila mesmo tendo feito o check-in, mas algumas companhias têm filas separadas para quem vai só despachar mala e quem ainda tem que fazer o check-in. E para despachar a mala costuma ser mais rápido e ter prioridade. Em muitos lugares também existe a opção de já imprimir a etiqueta para despachar a mala em uns totens que ficam em frente as filas. Você escolhe a opção correta, coloca os seus dados e os dados do voo e ele já imprime a etiqueta para colocar na mala.

Entretanto tenha muita atenção, se essa for a sua opção não esqueça de destacar o comprovante da bagagem e guardar em local fácil de encontrar depois caso seja necessário apresenta-lo.

Agora se você só está com bagagem de mão, já fez o check-in e está com o cartão de embarque, na maioria dos casos é só ir direto para o embarque. Mas é bom perguntar pois algumas companhias gostam de verificar se a sua mala de mão está dentro das dimensões e do peso determinado por elas.

Atenção a bagagem de mão

Uma dica importante aqui, principalmente para alguns brasileiros é não tentar dar uma de esperto, pois você pode ser barrado na hora de entrar na aeronave. Se isso acontecer, além de pagar para despachar a bagagem talvez tenha que esperar o próximo voo para encontrar sua mala. Isso porque talvez não tenha tempo de colocar sua mala na mesma aeronave que está embarcando e eles não vão abrir o bagageiro do avião só por sua causa.

Leia o artigo: Dúvidas sobre a Bagagem de Mão? Eu Ajudo!

Antes de sair de casa não se esqueça de levar um casaco com você. Principalmente se for uma viagem mais longa, porque dentro da aeronave costuma ser bem frio. Outro detalhe, nada de roupa apertada ou salto alto, nessas horas o melhor são roupas e sapatos confortáveis, mais largas e em viagens noturnas ir com uma calça comprida pode ser bom.

4. Documentação para primeira viagem de avião

Confira toda documentação necessária antes de sair de casa, eu tenho um check-list com os documentos que eu sempre levo na bagagem de mão e vou deixar aqui para download e te dar mais uma ajuda nessa parte. E lembre-se, em um voo nacional, apenas a Carteira de Identidade ou outro documento oficial com foto em bom estado é o suficiente. Mas para voos internacionais você deve ter atenção redobrada.

O primeiro da lista e imprescindível para voos internacionais, o passaporte, visto (se necessário), certificado internacional de vacinação contra febre amarela (se necessário), passagem de volta, hotéis marcados e seguro viagem são algumas exigências comuns em muitos destinos. No entanto é muito importante verificar exatamente todos os documentos necessários para entrar no seu destino sem problemas.

5. Indo para sala de embarque na primeira viagem

Agora você terá que seguir para sala de embarque. Nesse momento é importante ficar atento para localizar a entrada que leva ao portão de embarque correto, que está no seu cartão de embarque. Então se o seu portão de embarque é o 7, procure a entrada que de acesso aos portões 1 a 8, por exemplo. Durante o caminho do saguão para a sala de embarque é que você e a sua bagagem de mão vão passar pelo raio-x. Tenho um artigo completo falando sobre o que pode ou não levar na bagam de mão com várias dicas, então clique abaixo.

Leia o artigo: Dúvidas sobre a Bagagem de Mão? Eu Ajudo!

Indo sala de embarque

E eles costumam ser bem rigorosos no aeroporto, principalmente no exterior. Em Londres minha esposa quase perdeu o perfume que tinha comprado para o pai dela porque deixou na bagagem de mão. Sorte que eles tinham uma máquina para verificar o conteúdo da embalagem e viram que não era nada perigoso, entretanto fique atento.

6. Sala de embarque, como é?

Chegando a sala de embarque, se estiver em um aeroporto internacional, esse local normalmente é enorme. Costuma ter lanchonetes com um preço bem “atrativo” (acho que você entendeu), lojas e banheiros. Não se distraia por muito tempo, já procure seu portão e fique de olho. Se o horário do embarque estiver perto, tipo faltando 30 min, o local estiver vazio e o pessoal da companhia aérea não chegou, confira nas telas que ficam espalhadas no local se o seu portão de embarque não mudou. Isso acontece com uma certa frequência, então fique de olho.

Tela com voos primeira viagem

Depois que chegou em frente ao seu portão de embarque é só esperar que uma fila vai começar a se formar. Contudo não fique esperando todo mundo entrar, pois o compartimento de bagagem em cima do seu acento pode estar cheio e terá que procurar outro lugar para deixar sua bagagem. Se você tem criança pequena, é idoso, tem algum plano de milhagem ou pagou por isso pode ter prioridade no embarque. Senão é só esperar na fila enquanto sente aquele friozinho na barriga, e pode ficar tranquilo, isso é normal. Eu costumo sentir isso até hoje. Não esqueça de ficar com seu documento de identidade ou passaporte e o cartão de embarque em mãos.

Entrando na aeronave siga direto para o seu acento, se precisar de ajuda é só pedir para os comissários, mas é bem simples, normalmente é como o acento do cinema. Basta encontrar o número e a letra correspondentes ao seu lugar. Coloque sua bagagem de mão em cima do seu acento e se tiver sem espaço o mais próximo possível.

7. Decolagem na primeira viagem de avião

É normal se sentir um pouco desconfortável na primeira viagem de avião, por isso se precisar de alguma coisa não fique com vergonha de chamar uma comissária. E se precisar muito, normalmente a frente da poltrona costuma ter um saquinho para emergência. Algumas pessoas gostam de levar chiclete para mascar durante o voo. Umas por causa do estomago, outras pelo incomodo no ouvido que pode acontecer pela diferença de pressão durante a decolagem e aterrizagem.

Pode parecer bobo, mas uma coisa que sempre me deixa tranquilo na hora da decolagem é pensar que existem pessoas que trabalham durante anos viajando normalmente. Muitas até se aposentam depois de 25 ou 30 anos trabalhando e fazendo milhares de voos.

Sobre a comida, se for um voo internacional normalmente eles servem uma refeição e um lanche que você escolhe na hora. Mas se for um voo rápido costuma ter um cardápio e você pode pedir alguma coisa e pagar por fora.

Kit completo planejamento viagem
O melhor kit de planejamento de viagem agora gratuito.

8. Pouso

Após o pouso vai descer da aeronave, e se você despachou alguma mala, é hora de torcer para encontrá-la novamente. Então siga para a área de Restituição de bagagem, mas fique tranquilo, terão placas indicando o caminho. Quando chegar lá algumas telas irão mostrar em qual esteira estão as malas do seu voo. Se não encontrar a sua mala, entre em contato imediatamente com a companhia aérea. Apesar de ouvir muitas histórias sobre malas extraviadas, e isso realmente acontece, em todas as minhas viagens eu nunca tive esse tipo de problema.

Aqui vai mais uma dica para sua primeira viagem de avião, coloque uma tag diferente na sua mala, principalmente por dois motivos. O primeiro é a facilidade de encontrar ela quando estiver na esteira. Você pode achar que sua mala é única, porém pode se confundir. Além disso também pode acontecer de outra pessoa achar que a sua mala é dela, então uma tag diferenciada vai te ajudar. O outro ponto é que na tag você pode colocar seus dados pessoais. Dessa forma fica mais fácil para companhia aérea entrar em contato para te devolver caso seja necessário. E quando for colocar o número de telefone use o padrão internacional, para números nacionais é 55 (código do Brasil) + DDD da sua região + número do telefone. Exemplo +55 32 98877-6655.

9. Imigração pela primeira vez

E para terminar, se você está em um voo internacional antes de ir aproveitar o seu passeio, tem que passar pela imigração. Muitas pessoas têm medo dessa parte e na minha primeira viagem realmente fiquei um pouco apreensivo. Mas na maioria dos casos é bem tranquilo, se você estiver com a documentação certinha como eu indico não terá problema. Nunca foi barrado, na verdade nunca me pediram para mostrar nenhum documento além do passaporte. Em alguns lugares já me fizeram mais perguntas, como quando fui para Londres, mas nada demais.

Mas independente disso sempre levo todos os documentos, saber que estou com tudo que precisar caso aconteça alguma coisa me deixa muito mais tranquilo. E vou passar mais uma dica que sempre falo com meus alunos que não sabem falar inglês para passar pela imigração. Leve o passaporte em uma mão e a pasta com os documentos na outra, entregue o passaporte e comprimente o agente. Agora se ele começar a fazer muitas perguntas e você não tiver entendo o que ele está dizendo de forma educada entregue a pasta e tudo que ele precisa vai estar lá, simples assim.

Aeroporto na primeira viagem de avião

10. Chegando ao seu destino

Agora é só aproveitar muito e ter a viagem dos seus sonhos. E lembre-se, milhões de pessoas fazem isso em diversos destinos do mundo todos os dias, você também pode. Tenha um pouco de coragem e saia da sua zona de conforto, digo isso porque foi assim que descobri como aproveitar mais a vida.

Então, já está fazendo o seu roteiro? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso ajudar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *