Viagem em família pés
Dicas de Viagem

Aprenda tudo para sua viagem em família hoje!

Viajem em família não é tão simples quanto preparar as malas e se aventurar sozinho, mas é maravilho ter pessoas próximas para dividir esses momentos. Por isso é preciso ter bastante planejamento, principalmente se a viagem em família for com filhos.

Sendo assim, vou passar algumas dicas que irão te ajudar a planejar sua viagem!

Viagem em família Paris
Paris – Fonte: De Malas para o Mundo

1. Planeje bem a viagem em família

Decidir os detalhes da viagem em família é a melhor forma de curtir esses momentos estando mais preparado e de forma a agradar a todos. Isso inclui, pensar em destinos que todos podem aproveitar, qual a melhor estação do ano, hospedagem segura e com acomodações que atendam as necessidades de cada um, passeios variados, transporte e muito mais.

Para te ajudar nessa tarefa o melhor é reunir toda a família. Afinal, esse é um momento para curtir juntos então todos devem participar do planejamento da viagem. Quando isso acontece a família fica mais unida, todos passam a ter assunto em comum, pesquisar e procurar atrações onde todos possam se divertir começa a ser assunto comum na sua casa.

Uma dica importante nesse ponto, e que eu uso muito, é aproveitar a empolgação de todos para ajudar a economizar para viagem. Meu filho e esposa já sabem, quando estamos juntando dinheiro para viagem “qualquer coisa pode ser cortada”. O valor dos presentes diminui, as saídas para comer fora de casa são reduzidas, entre outras coisas. Hoje eles não reclamam tanto, mas no início o argumento que eu usava era: “Você não quer ir para … ? Então temos que economizar.”

Juntar dinheiro viajar

No momento que todos estão animados e participando na construção daquele objetivo, é mais fácil fazer eles se dedicarem e abicarem de algumas coisas para realizar aquele sonho. Essa preparação em família deixará todos ainda mais empolgados com a viagem em família e vai tornar o processo mais fácil.

2. Resolva as questões burocráticas com antecedência

Se a viagem for internacional, você terá que resolver todas as questões burocráticas com antecedência para ter uma viagem em família tranquila. Nesse caso, dependendo do destino você terá que obter passaporte, visto e até seguro-viagem. Então tenha todas essas questões em mente para se programar e resolver tudo que for preciso.

Se o seu destino é os Estados Unidos e você deseja tirar o visto, leia meu artigo sobre o assunto “Como tirar o Visto Americano? Tutorial completo!

Também é importante conferir quais documentos vocês terão que usar e se todos estão válidos. Nada mais frustrante do que preparar toda a viagem e ser barrado por estar com documento fora da validade ou sem um documento importante.

Pensando nisso vou deixar abaixo um link para você baixar de forma gratuita o check list que eu uso para não esquecer nenhum documento quando vou fazer uma viagem internacional.

Checlist Documentos para Viajar
Baixe esse check list gratuito e não esqueça nenhum documento

3. Escolha um bom destino para viagem em família (com filho)

Mas o que seria um bom destino para viajar em família e com filho(s)? Isso depende de várias coisas como, quantas crianças são, a idade de cada uma, o tipo de passeio que a família deseja, entre outras coisas. Contudo, é muito importante pensar em aspectos que facilitem a viagem para quem tem filhos.

Por exemplo, ter uma hospedagem que acomode toda a família confortavelmente. Muitas vezes é melhor alugar uma casa ou apartamento em um site especializado.

Outros pontos a se levar em consideração são: escolher restaurantes com comidas que todos gostem, proximidade de supermercado para comprar comida ou fraudas e farmácia perto de onde vai se hospedar, além de ter um bom seguro viagem em caso de emergência.

E claro, é importante que o destino da viagem tenha atrativos para as crianças. Viajar em família para um lugar com muitas caminhadas, cheio de natureza e belas paisagens pode ser uma opção ruim se você não tiver atividades apropriadas para crianças muito pequenas. Porém se os seu filho(s) for mais velho, souber nadar e a época do ano for apropriada pode ser um passeio maravilho. Eu, por exemplo, fui escoteiro e sempre gostei de acampar e viajar para para parques florestais como Ibitipoca, Serra do Caparaó e outros quando era mais novo.

4. Defina passeios e atividades para todos

Essa é uma dica complementar da anterior. No destino escolhido, considere quais passeios e atividades são apropriados para toda a família. Afinal, a viagem em família tem como finalidade curtir o momento juntos. Então algumas atividades deve agradar a todos!

Uma dica que uso é tentar em todos os dias ter pelo menos uma atividade que todos curtam, uma que meu filho gosta, uma para minha esposa e outra que eu tenha interesse. Claro que isso não é fácil, mas lembre-se que uma criança pode se divertir com pouco. No meu caso algumas vezes a atração reservada para o meu filho era apenas ir a uma loja de brinquedos e comprar algo realmente baratinho. Ou passear em um parque ou praça para brincar e depois tomar um sorvete ou comer uma sobremesa diferente.

Viagem em família Pedro Picolé
Meu filho aproveitando – Fonte: De Malas para o Mundo

Outro detalhe para isso funcionar é deixar essa atração para o final da tarde, assim você consegue manter ele motivado durante o dia dizendo que no final ele vai poder aproveitar. E outro detalhe, se prometeu alguma coisa, cumpra. Nada pior que ter uma criança emburrada durante a viagem porque você mentiu pra ela.

Portanto, decidir as atividades e os passeios é uma missão para família e o melhor é que todos participem das buscas e cada um tenha liberdade para escolher algumas atrações.

Entre as atividades mais indicadas para famílias estão: visitar museus (principalmente os interativos), ir a parques e praças, pontos turísticos tradicionais do destino, andar de barco ou algo diferente, praticar esportes para todas as idades, parque aquático ou de diversão (esses com certeza são os melhores), ir a praia, entre outros dependendo do gosto da sua família.

Planilha para Organizar Viagem
Baixe de forma gratuita a planilha que eu uso para organizar minhas viagem!

5. Decida sobre a hospedagem para a viagem em família

Após decidir sobre o destino e as atividades que a família deseja fazer, é muito mais fácil escolher a melhor hospedagem para sua viagem. Nesse caso, procure uma região do seu destino que tenha fácil acesso a algum tipo de transporte público e que permita chegar de forma fácil as principais atividades escolhidas.

Geralmente, a região central de um destino turístico é mais cara. Contudo, vale a pena verificar se pagar um pouco mais pode te ajudar a ficar mais próximo da maioria dos pontos turísticos, além de oferecer uma grande quantidade de restaurantes, supermercados, lojas e outros estabelecimentos. Outro detalhe é que ficando no centro você economiza tempo e consegue diminuir o gasto com transporte.

Viagem em família Hospedagem

Uma ideia muito interessante e que ainda pode economizar uma grana é alugar um apartamento ou casa no Airbnb, Booking ou hoteis.com. Eu já fiz isso algumas vezes nas minhas viagens e na maioria delas foi melhor que ficar em um hotel. Isso porque além de ter mais espaço, normalmente você tem mais de um banheiro e uma cozinha para fazer um café da manhã ou um lanche a tarde.

6. Se prepare para possíveis emergências

Situações de emergências podem acontecer a qualquer momento, principalmente em uma viagem em família. Portanto, esteja preparado para essas situações tendo uma reserva de dinheiro, cartões de crédito com limite disponível, seguro viagem e outros meios de solucionar determinados problemas.

O ideal em uma viagem com a família é levar um dinheiro extra caso surja algum problema, como um gasto inesperado. Quem tem cartão de crédito também pode utilizar esse recurso deixando limite disponível. Sendo uma viagem internacional é muito importante não esquecer de habilitar o cartão para uso no exterior e fazer um seguro viagem que tenha cobertura durante a viagem em família.

Esse é um ponto importante porque mesmo com muito planejamento algo pode acontecer e você tem que ficar calmo e estar preparado. Lembro que estava em Veneza com minha família e tive que marcar um hotel de última hora em Milão, isso porque o anfitrião da casa que aluguei pelo Booking não respondia meus e-mails. Foi uma correria, tive que dividir o valor no meu cartão de crédito, mas no final tudo deu certo e aproveitamos muito a viagem.

Catedral de Milão
Milão – Catedral de Milão – Fonte: De Malas para o Mundo

7. Curta muito a viagem em família

Essa é sem dúvida a dica mais importante, por isso vou repetir. Curta muito sua viagem em família. Em alguns momentos pode até parecer difícil viajar em família, principalmente com filhos pequenos, mas é uma experiência única que aproxima a todos.

Portanto, curta esse momento e faça cada minuto da viagem valer a pena. Tire muitas fotos para se lembrar de todos os detalhes da viagem, aproveite de verdade os passeios e conheça muitos pontos turísticos no seu destino.

O planejamento e a espera até o dia da viagem são demorados, mas a viagem em si passa muito rápido. Contudo, as lembranças dos momentos vividos, as experiências únicas, o fato de compartilhar isso com quem você gosta fica guardado para o resto da vida.

Tenho certeza que você já pegou uma foto antiga de uma viagem ou um aniversário com a família e se alegrou de verdade revivendo aqueles momentos na sua memória. Então crie também essas lembranças para você e seus filhos reviverem daqui a alguns anos, e lembrar que o passado deixou saudades que você pode reviver junto com eles.

Conheça Curso De Malas para o Mundo
Aproveite e conheça o curso mais completo sobre viagens!

Depois de ler esse artigo, já está fazendo seu roteiro? Se ainda não começou, deixe nos comentários o porquê, se sim, escreva as atrações imperdíveis na sua viagem.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas de conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *