Janela Avião viajar
Dicas de Viagem

Porque viajar faz bem? Eu te ajudo a entender.

Viajar faz bem e te deixa mais feliz do que comprar coisas!

Em algum momento você já se perguntou se vale mais a pena comprar coisas ou ter novas experiências de viagens inesquecíveis? Quase todo mundo tem essa dúvida e conforme estudo realizado pelo psicólogo Thomas Gilovich, viajar faz bem e deixa as pessoas mais felizes do que comprar bens materiais.

Através de pesquisas ele descobriu que os bens materiais dão uma sensação momentânea de felicidade, enquanto as experiências, como viagens, shows e passeios, acabam se tornando parte da pessoa e rendem lembranças e laços que duram por toda a vida.

Thomas Gilovich
Thomas Gilovich

Nas palavras do especialista: “Você pode realmente gostar de seu bem material. Você pode até pensar que ele faz parte da sua identidade ou estar ligado a essas coisas. Mas, mesmo assim, eles permanecem separados de você. Por outro lado, suas experiências são realmente parte de você. Nós somos a soma total daquilo que vivemos, não do que temos

Agora, gostaria entender porque ter novas experiências te deixa mais feliz? Então confira este artigo até o final para descobrir um pouco sobre o estudo de Thomas Gilovich, o que aprendi nas minhas viagens e as demais vantagens em colocar o pé na estrada.

Por que viajar faz bem e te deixa mais feliz.

De acordo com esse estudo a forma como usamos o dinheiro está diretamente relacionada a nossa satisfação pessoal. Contudo, ter dinheiro não significa comprar e acumular coisas, mas sim adquirir novas experiências, conhecimento, cultura, habilidades e muitos outros aspectos que contribuirão para a satisfação pessoal e para o desenvolvimento de cada um.

Em síntese, o psicólogo identificou vários motivos pelos quais viajar faz bem para a alma. Veja a seguir os 5 melhores na minha opinião!

Viagem Casal feliz

1. Comprar coisas é mais fácil do que organizar viagens

Viajar faz bem, mas não é tão simples quanto parece. Em suma, viajar envolve conhecimento, planejamento, dinheiro e até coragem. Já as compras são mais fáceis, basta ir até à loja desejada, entrar em algum site ou aplicativo e comprar. E mesmo as compras mais complicadas, como a aquisição de um carro, perdem aquela empolgação inicial após poucas semanas.

Normalmente nesses casos, o início é uma grande felicidade, ninguém pode encostar no seu carro, comer dentro dele e bater a porta é como fazer um novo inimigo mortal. Se for um celular então a gente compra capa, película, guarda a caixa e tudo mais. Porém em pouco tempo a empolgação vai embora, você não deseja mais aquele carro ou celular, pelo simples fato que já o possui. Isso faz parte do ser humano, você só deseja algo que ainda não têm, depois que consegue aquilo passa a ser “normal” na sua vida e você começa a desejar um modelo novo e melhor.

Porém viajar proporciona experiências que ninguém esquece e a satisfação pessoal persiste por vários anos. Tenho certeza que em algum momento você já pegou aquelas fotos antigas de quando era criança, sobre alguma viagem com os seus país ou amigos, de um aniversário, ou apenas de um passeio na sua cidade e se alegrou de verdade apenas pelas memórias que ficaram guardadas.

Ebook como fazer Stopover
Gostaria de ter um E-book gratuito sobre como conhecer 2 ou 3 destinos com uma passagem?

2. Fortalece o laço entre as pessoas

Viagens a dois ou em família unem as pessoas muito mais do que comprar coisas. Toda viagem é uma caixinha de surpresa, e quando saímos de um ponto para outro não voltamos mais a ser como antes. São muitas experiências juntos ao longo do percurso, por isso, todos se sentem mais próximos, com assuntos em comum e mais unidos.

Isso acontece não só durante a viagem mas antes e depois também. Posso dizer isso por experiência própria. Sempre que estou fazendo um roteiro ou algum tempo depois que voltamos de viagem os almoços ou jantares juntos são mais divertidos. Temos muito assunto em comum, coisas para falar sobre a viagem, lugares que gostaríamos de conhecer, coisas que adoramos fazer, restaurantes que voltaríamos sempre se fosse perto e muitas outras coisas.

Família Viagem Paris
Viagem a Paris – De Malas para o Mundo

3. Faz você mudar a concepção do mundo

Se você ficar parado no mesmo lugar, na mesma rotina, fazendo as mesmas coisas dia após dia é muito difícil mudar. São as novas experiências, percepções, contato com outras línguas, culturas, pessoas, desafios e obstáculos vividos em uma viagem que permitem experimentar outras realidades e abrir a mente sobre como enxergamos e entendemos o mundo a nossa volta.

Percebi uma coisa simples na minha primeira viagem a Europa quando estava em Londres. Voltando de metro para o hotel vi um senhor na faixa dos 50 e poucos anos de terno sentado ou lado que um rapaz “meio punk” com roupas pretas de caveira e um cabelo atrapalhado. Eles não estavam julgando um ao outro pelo que vestiam, mesmo discordando em suas opções de vida. Em muitos lugares você têm mais liberdade para ser quem realmente quer ser, sem precisar se preocupar com olhares alheios, e dessa forma se sente melhor.

Aprendizado

Com isso aprendi a não ligar mais para o julgamento de certas pessoas sobre minhas escolhas e também não fazer a mesma coisa com os outros. Esse é um tipo de aprendizado que nenhum bem material pode te proporcionar, entretanto ao viajar, acontece sempre.

Viajar pelo Mundo

4. Os benefícios da viagem ficam para a vida toda

Quando viaja tudo que você adquiri como experiências, memórias, laços familiares, aprendizados e tudo mais, se mantêm por toda a vida. Isso é algo capaz de te transformar, e consequentemente mudar a forma como você enxerga o mundo e as outras pessoas que estão ao seu redor. Já a compra de bens materiais proporciona prazeres momentâneos que são esquecidos depois de pouco tempo.

A minha forma de ver o mundo mudou drasticamente nos últimos anos. Meu senso de coletividade, de entender que fazemos parte de um todo nesse planeta. Saber que todos os lugares do mundo tem seus problemas e não apenas o Brasil, aprender como lidar com as pessoas e sentir uma ligação com outras que viveram a séculos atrás através dos museus e da arte.

Planilha para Organizar Viagem
Baixe a planilha gratuita para organizar toda a sua viagem.

Minha experiência

Uma experiência marcante aconteceu comigo no Museu Pergamon ou Museu de Pérgamo em Berlim, quando passei pela Porta de Ishtar. Essa foi a oitava porta da cidade mesopotâmica da Babilônia, construída por volta de 575 a.C pelas ordens do Rei Nabucodonosor II. Observar aquele monumento de 30 metros e imaginar que ele foi construído a milênios e vários personagens conhecidos da história da humanidade também passaram e contemplaram aquelas mesmas figuras foi algo que nunca tinha sentindo. Uma experiência que poucos lugares podem te proporcionar, como o Templo de Debod que falo no artigo sobre Madrid.

Porta de Ishtar Pergamon
Porta de Ishtar – Berlim – Fonte: De Malas par o Mundo

5. Viajar faz bem para a alma e te ajuda a desapegar

A vida passa muito rápido para ficarmos acumulando coisas, muitas vezes desnecessárias. Por isso, devemos acumular experiências, conhecimento, cultura e vivências. Viajar também nos ensina muito sobre desapego a coisas desnecessárias.

Liberte-se

Assim, você aprende que pode ser mais feliz tendo menos, diferente do que a sociedade costuma te impor. Descobre que não precisa ter o melhor carro, o melhor celular a roupa da moda ou a mais cara. E isso te liberta! Não importar se as pessoas a minha volta estão me julgando pelo que tenho ou estou vestindo foi, sem dúvidas, um dos maiores aprendizados que tive durante as minhas viagens. E com certeza me ajudou a ser uma pessoa melhor e mais feliz.

Como viajar mais e ser mais feliz?

Viajar pra mim é libertar-se, desapegar de coisas e de relações que não agregam em nada, é experimentar novas vivências e se deparar com outras realidades. Por isso, viajar é algo que todos deveriam experimentar em algum momento da vida.

Nunca ter viajado, não saber planejar uma viagem ou não falar tão bem determinados idiomas não deve ser um obstáculo para você ter essa experiência de vida. Então, se você quer dar esse passo e ser mais feliz viajando o mundo clique aqui, vou adorar te ajudar nessa caminhada!

Sem Estresse

Está pensando em viajar? Então deixe nos comentários os destinos que são imperdíveis na sua viagem. Quem sabe faço um post sobre eles.

Por fim, ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar dicas que te ajudaram? Gostaria apenas conversar comigo ou com outras pessoas sobre assunto? Então deixe seu comentário abaixo. 👇

E não esqueça, se te ajudei com esse post e acha que posso auxiliar outras pessoas também, não deixe de compartilhar no WhatsApp ou sua rede social favorita. Assim você também contribui com o blog 💓!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *